
ALESSANDRA NASCIMENTO
O trecho que tem sido alvo de discussões está situado na região do São Francisco, Oeste da Bahia e envolvem as cidades de Barreiras, São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória e São Desidério, localizadas na margem esquerda do rio São Francisco.
“Estamos analisando a situação, entretanto é imprescindível informar que há um decreto federal que classifica as cavernas brasileiras quanto a sua relevância. É o decreto numero 6640/2008 e ele assegura as cavernas, antes de mais nada, como um bem da União. Por este motivo estamos analisando as relevâncias das mesmas nas regiões em que os trechos passam por cima delas”, explica Costa Pinto.
FIOL - A Ferrovia da Integração Oeste-Leste é considerada estratégica no campo logístico do país, pois irá dinamizar o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do PAC, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.490 km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$6 bilhões até 2012.
A ferrovia ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.
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