Secretário de Agricultura de Jequié participe de encontro para debater problemas e alternativas para o setor


Mais de trezentos secretários municipais de Agricultura participaram de um encontro, em Salvador, no dia 17 de dezembro, quando decidiram aceitar a proposta da secretaria estadual (Seagri) de criação do Fórum Estadual de Secretários de Agricultura da Bahia para debater problemas e alternativas do setor. Jequié esteve representada pelo secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Walter Sampaio Filho, que considerou a reunião “um marco para o crescimento da agricultura familiar”.

O encontro contou, também, com a participação de todos os superintendentes e diretores dos órgãos vinculados à Seagri e a expectativa é que a primeira reunião do fórum aconteça até o mês de maio de 2011.

No próximo dia 23 (quinta-feira), a partir das oito horas, será realizada uma reunião, na Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente de Jequié, para a escolha, entre os 16 secretários, de quem ficará no comando do Território Médio Rio das Contas.

OUTRAS OPINIÕES

De acordo com o secretário de Ibirataia, Dorgival Neto, “desburocratizar o acesso aos programas é a prova de que o que é bom pode sempre melhorar. Este evento abriu as portas para a democracia na agropecuária baiana”. O secretário de Maracás, Gilmar Rocha, disse que o “encontro foi de grande importância para a elaboração de um plano de assistência técnica e extensão rural, além de permitir aos secretários ter acesso a informações essenciais para o desenvolvimento rural sustentável e a elaboração e encaminhamento de projetos”.

Na opinião do presidente da EBDA, Emerson Leal, a iniciativa é fundamental para que haja uma mudança na agricultura familiar da Bahia, melhorando a condição de vida dos agricultores. Para o superintendente de Política do Agronegócio da Seagri, Jairo Vaz, o encontro cria oportunidades de se estabelecer políticas públicas agropecuárias regionalizadas voltadas para cada região do estado. “O que é bom para o semiárido pode não ser bom para o extremo sul. A partir desse encontro pode-se definir o que é melhor para cada município e região".

O diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto, avaliou que o encontro trará importantes ganhos para a agropecuária baiana à medida que promove o debate sobre as demandas de cada um dos municípios do Estado. Para o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, agropecuária do estado precisa estar unida. “É dessa forma que poderão ser construídas políticas públicas voltadas para cada um dos 26 territórios de identidade, de forma a atender às necessidades regionais". (Colaboração da Agecom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB