
Por Vitor Tamar
Na manhã desta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o Bahia como campeão brasileiro de 1959. Em evento realizado no Rio de Janeiro, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, homologou os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputados entre 1959 e 1970. Com isso, o Bahia é o primeiro campeão brasileiro da história, se tornando o único time bicampeão brasileiro na região Nordeste. Em 1959, o tricolor venceu o Santos na final em três jogos. A primeira partida aconteceu no Estádio da Vila Belmiro e o Esquadrão venceu por 3 a 2. No segundo jogo, na Fonte Nova, o Peixe ganhou por 2 a 0. O último confronto aconteceu no Estádio do Maracanã, com o Bahia vencendo por 3 a 1 e sagrando-se o primeiro campeão da Taça Brasil. Os gols do triunfo foram marcados por Vicente, Léo e Alencar. Coutinho descontou para o Santos. Com o título, o tricolor foi o primeiro time brasileiro a disputar a Taça Libertadores da América, em 1960. Além disso, o Esquadrão teve o artilheiro da competição, o atacante Léo Briglia, com oito gols. O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, comentou o orgulho da confirmação desse título. "Estou muito feliz e honrado, assim como todos os tricolores, pela homologação dessa conquista. Já me sentia bicampeão brasileiro, mesmo assim é um orgulho para mim como presidente e torcedor essa confirmação", falou.
Confira a campanha do Bahia na Taça Brasil de 1959:
Primeira fase CSA 0x5 Bahia Bahia 2 x 0 CSA
Segunda fase: Ceará 0x0 Bahia Bahia 2 x 2 Ceará Bahia 2 x 1 Ceará
Quartas-de-finais: Bahia 3 x 2 Sport Sport 6x0 Bahia Sport 0x 2 Bahia
Semifinais: Vasco 0x1 Bahia Bahia 1x2 Vasco Bahia 1x0 Vasco
Final: Santos 2x3 Bahia Bahia 0x2 Santos Bahia 3x1 Santos
Ficha da finalíssima:
03/03/1960
Bahia 3x1 Santos Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ) Árbitro: Frederico Lopes (RJ) Auxiliares: Wilson Lopes de Souza (RJ) e Ailton Vieira de Moraes (RJ). Gols: Coutinho aos 27 e Vicente aos 37 minutos do primeiro tempo Léo aos 47 segundos e Alencar aos 31 minutos do segundo.
BAHIA: Nadinho, Leone, Henrique, Vicente e Beto Flávio e Bombeiro Marito, Alencar, Léo e Biriba. Técnico: Geninho.
SANTOS: Manga, Getúlio, Urubatão, Formiga e Dalmo Zito e Jair da Rosa Pinto Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário