Estoque de medicamentos nas unidades de saúde será regularizado, a partir desta quarta-feira, afirma secretária.


A partir desta semana, o estoque de medicamentos voltará à regularidade em todas as unidades de saúde do município de Jequié. A informação foi transmitida pela secretária de Saúde, Stela Souza, nesta segunda-feira, 1º de novembro, durante entrevista. Ela esclareceu que a Prefeitura já adotou providências para garantir todos os itens do elenco básico de medicamentos, assim como para atender pacientes crônicos. De acordo com a secretária, às vezes ocorrem irregularidades em virtude de atraso no repasse por parte do governo estadual. “Desde o meio do ano não recebemos medicamentos do governo estadual, o que nos obrigou a fazer uma compra emergencial. Nesta quarta-feira, as unidades começam a receber os kits”, informou.

MÉDICOS

Sobre o atendimento médico, a secretária de Saúde, Stela Souza, disse que todas as unidades de saúde dispõem de médicos, mas, que, nem sempre, oferece todas as especialidades, até pela defasagem de alguns especialistas disponíveis no mercado. Para suprir essa necessidade, a Prefeitura fez a contratação de vários especialistas. “Fizemos uma licitação para contratação de serviços de urologia, dermatologia, clinica geral, cirurgias, entre outras”, acrescentou a secretária.

PA 24Hs

A Unidade de Pronto Atendimento (PA 24HS), que é responsável por 6.500 atendimentos por mês, foi apontada pela secretária Stela Souza, como um dos principais avanços registrados nos últimos tempos na área da saúde. Os serviços são mantidos com recursos da Prefeitura. Com o PA, foi possível diminuir, de maneira significativa, a procura no Pronto Socorro do Hospital Geral Prado Valadares, o que refletiu positivamente na melhoria da qualidade do atendimento. “No PA do Campo do América, qualquer usuário de Jequié tem acesso a qualquer hora do dia ou da noite”, disse. A partir do ano que vem Jequié contará com mais uma unidade de Pronto Atendimento, que vem sendo construído no bairro do Cansanção. A descentralização do atendimento é uma necessidade, disse.

Ela admite que é preciso melhorar os serviços da saúde, mas a tarefa não é fácil, principalmente porque a receita é pequena para atender a uma demanda que não para de crescer. Stela explicou que, somente com folha de pessoal e alimentação são investimentos cerca de R$ 278 mil por mês no PA do Campo do América. Mas existem outras despesas.

SAMU 192

Em relação ao SAMU 192, que passará a ser regional, a secretária Stela Souza explicou sobre as vantagens da ampliação dos serviços para 25 municípios da região. Hoje, todos os atendimentos nas estradas são feitos pelo SAMU Municipal de Jequié. Com a regionalização, o serviço será descentralizado, com vários municípios como Jaguaquara, Ipiaú, Manoel Vitorino, Maracás, dispondo de ambulâncias, devidamente equipadas e com profissionais preparados. Muitos pacientes das cidades vizinhas, que serão atendimentos pelos médicos reguladores, não virão para o PA 24HS nem para o Pronto Socorro do Prado Valadares. Eles serão orientados sobre os procedimentos que devem ser adotados. Com isso, o SAMU também dará uma melhor assistência aos casos que seriam agravados.

AVANÇOS

A secretária Stela Souza enumerou outros avanços importantes que estão prestes a serem concretizados como a informatização de todas as farmácias e consultórios da rede municipal de saúde. A Prefeitura aguarda a liberação de equipamentos de informática para tornar o sistema mais eficaz, capaz de facilitar o acesso e acelerar o atendimento. No bojo do projeto de descentralização e ampliação dos serviços de saúde, citou ainda a construção da Unidade de Saúde no Prodecor e do PA 24 HS no Cansanção, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB