
A partir de agora, o Samu 192 de Jequié terá a responsabilidade de atender 25 municípios e uma população de aproximadamente 500 mil habitantes. Com a implantação da Central Regional de Regulação Médica na sede do SAMU de Jequié, todo atendimento passará por essa central, mas a assistência será feita pelas equipes criadas pelas prefeituras das cidades que aderiram ao projeto: Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Dário Meira, Ipiaú, Iramaia, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês.
Na solenidade de implantação da Central Regional de Regulação Médica e entrega das ambulâncias, nesta quarta-feira, 30 de setembro, em Jequié, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, reconheceu a importância de Jequié no processo de fortalecimento da rede assistencial. Ele afirmou que todas as prefeituras têm uma responsabilidade muito grande com o projeto, mas a prefeitura de Jequié terá uma responsabilidade ainda maior, porque a Central de Jequié é que vai coordenar todas as ações na região.
A secretária de Saúde de Jequié, Stela Souza, destacou que a ampliação do atendimento do SAMU 192 acontece porque o prefeito Luiz Amaral entendeu a importância desses serviços. “O prefeito abraçou o projeto, pois sabe, perfeitamente, a relevância desses investimentos para a melhoria da qualidade dos serviços que o nosso Município presta à população”, comentou. E acrescentou: Esta é mais um grande conquista de Jequié e região. Municípios distantes vão ter uma ambulância do Samu próxima. O cidadão vai ligar 192 e a Central de Regulação em Jequié, com dois médicos, vai orientar e avaliar a situação. Tenho certeza que vai ter um impacto positivo na saúde da população, disse.
O prefeito Luiz Amaral, por sua vez, enalteceu as parcerias que a Prefeitura mantém com os governos estadual e federal. Como resultado dessa união de forças, Jequié experimenta mais um momento especial com a construção de importantes obras como a segunda Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – PA 24 Horas; reforma e ampliação do Centro de Saúde Almerinda Lomanto, que será transformada em uma policlínica; do Instituto Federal da Bahia – IFBA, campus Jequié, que oferecerá cursos profissionalizantes para mais de 1.200 jovens já no ano que vem; além da construção de mais de mil casas populares, através do projeto Minha Casa, Minha Vida e da drenagem e calçamento do bairro da Pedreira.
A implantação da Central Regional de Regulação Médica e a entrega de 15 ambulâncias movimentaram a cidade de Jequié, nesta quarta-feira, 30. Logo cedo, o prefeito Luiz Amaral recepcionou o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, no aeroporto Vicente Grilo. Em seguida, conversaram com profissionais de imprensa da cidade e da região, no Gabinete do Prefeito. A última etapa da visita ocorreu no na sede do Samu Regional de Jequié, onde todos os 15 prefeitos dos municípios compactuados compareceram e assinaram o Termo que garante a participação de suas cidades no projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário