Tribuna da Bahia
A agricultura baiana virou referência nacional e já é tema de palestras e conferências em São Paulo. Nesta segunda-feira (27), o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, ministrou uma palestra na capital paulista durante a abertura da Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística, a Fruit & Tech. Salles falou para um público composto por centenas de empresários, investidores e produtores.
“A Bahia possui uma matriz produtiva diversificada e somos líderes na produção nacional de banana, coco, cacau, mamão, manga, maracujá, graviola e pinha, além de estarmos entre os cinco primeiros do ranking na maioria das culturas. Temos 352 mil hectares irrigados, (31% com fruticultura e 11% com hortaliças), e potencial para mais 638 mil hectares”, disse o secretário.
“Somos o segundo maior produtor e exportador de frutas do país, e possuímos grande potencial de crescimento, mas temos poucas agroindústrias”, relatou o secretário, demonstrando ao público do evento as potencialidades do Estado e as possibilidades para implantação da hortifruticultura em todas as regiões do Estado. “Desejamos atrair indústrias para agregar valor à nossa produção, mas também desejamos atrair investidores para o plantio e expansão da hortifruticultura”, afirmou Salles, destacando que um dos diferenciais da Bahia é a possibilidade de ter até duas colheitas por ano.
O secretário informou também que o governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura e com a participação de todos os elos das cadeias produtivas, está desenvolvendo um planejamento estratégico para agropecuária baiana nos próximos 20 anos, destacando que “criamos 20 câmaras setoriais, estando entre elas a da fruticultura e de hortaliças”
Nenhum comentário:
Postar um comentário