Janine Andrade
www.acheibrumado.com.br
Ficha-suja pode impedir que ex- presidente da Câmara de Brumado se candidate em eleições.
Com o objetivo de facilitar o acesso da sociedade e da imprensa às informações públicas que possam fundamentar a escolha do voto do eleitorado, criou-se a chamada “Fichas-sujas”.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) entregou na segunda-feira, dia 5 do corrente mês, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a tal lista com a relação de 857 gestores municipais, presidentes de câmaras municipais e responsáveis diretos por empresas vinculadas à esfera municipal que tiveram contas rejeitadas pelo órgão entre os exercícios de 2002 e 2008.
A nova Lei da Ficha Limpa, foi sancionada em julho pelo presidente Lula, e defende que o candidato que tiver conta rejeitada por uma corte de conta (TCU, TCE e TCM) por dano insanável e incorrigível , ou nomes ligados a supostas irregularidades está inelegível por oito anos a contar da data da condenação.
De acordo com o TCM-BA o nome do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PMDB), está na relação, devido à rejeição de suas contas dos exercícios de 2007 e 2008.
Mesmo com o nome incluso nessa relação há a possibilidade de que o pmdebista recorra a essa decisão do tribunal e tenha seu nome retirado da mesma. O que pode ser feito é um pedido de reconsideração e análise das contas que foram rejeitadas pelo TCM.
Na tentativa de ter explanada a opinião do ex-presidente, a equipe dejornalismo online do AcheiBrumado tentou contato, mas, até o fechamento desta matéria não obtivemos êxito. Segundo informações, o vereador Leoanrdo Vasconcelos, segue tranqüilo e estar confiante na apreciação da reconsideração.

Nenhum comentário:
Postar um comentário