do Tribuna da Bahia
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima (PSB), esteve em Salvador na manhã da última segunda-feira, dia 08, e teve um encontro a portas fechadas com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). O encontro aconteceu na sede do PMDB, bairro Costa Azul, na capital baiana. Pontual, Newton Lima chegou minutos antes da hora marcada e trouxe a tiracolo o secretário de Serviços Urbanos do município, Carlinhos Freitas, que é presidente do PTB de Ilhéus.
A principal missão da visita foi para que o ministro Geddel liberasse uma grande obra para Ilhéus. Segundo uma fonte peemedebista que presenciou o encontro, o prefeito apresentou o pedido e soprou nos ouvidos do ministro algumas críticas ao governador Jaques Wagner (PT).
Para Newton, o petista não teria correspondido ao apoio eleitoral anunciado na primeira semana de janeiro ao seu governo. Até agora, teria relatado, o máximo que o governador garantiu à sua gestão “foram uns trocados para a realização do Carnaval e umas atrações diretas do túnel do tempo”.
O encontro foi considerado bom, segundo a fonte. É possível que Newton volte atrás na sua decisão de apoiar a reeleição de Wagner. Mais ainda: não levou adiante o plano de devolver o diretório do PTB de Ilhéus a Geddel. Como se sabe, o partido saiu da base governista e fechou com o ministro da Integração Nacional, que é pré-candidato a governador.
Contudo, caso decida por apoiar Geddel, Newton Lima terá de resolver um problema no Palácio Paranaguá: dois dos principais cargos do seu governo foram preenchidos no mês passado por indicações do PT, partido de Wagner. São eles os de secretários de Saúde, Antônio Rabat, e de Planejamento, Alisson Mendonça.
Como se sabe, Newton Lima vem enfrentando sério desgaste político com a sua administração em Ilhéus. No final de 2009, ele deu início a uma repactuação com o PT e outros partidos da base governista, entregando algumas secretarias. As negociações avançaram e houve uma reaproximação com o governador Jaques Wagner, mesmo Newton mantendo uma boa relação com o ministro Geddel Vieira Lima.
No último fim de semana, o PSB fez um encontro em Salvador, e ele, Newton, mais uma vez, não compareceu. O prefeito de Ilhéus parece não nutrir boa simpatia pela direção estadual do seu partido. O certo é que Newton tenta uma saída para melhorar a imagem do seu governo. Pelo visto, quem oferecer melhores condições vai ganhar o seu apoio na sucessão estadual do próximo mês de outubro.
Ministro confirma encontro
O encontro de Newton Lima com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, na sede estadual do PMDB, que não era para ser vazado, foi confirmado por fontes peemedebistas. Ontem, já em Ilhéus, Newton disse que não foi a Salvador para tratar de questões eleitorais, mas da liberação de recursos de um contrato emergencial assinado em novembro do ano passado, quando o seu município foi afetado pelas chuvas, provocando a morte de duas crianças e desabrigado várias famílias.
Mas o prefeito esqueceu de combinar com o próprio ministro. Geddel confirmou ao jornalista Maurício Maron, do Jornal Bahia Online, que realmente houve o encontro, inclusive noticiado desde a segunda-feira pelo blog Pimenta na Muqueca. O peemedebista não só confirmou a reunião no Costa Azul como também o valor da obra solicitada pelo prefeito ilheense: R$ 22 milhões.
“O que ouvi do prefeito de Ilhéus é que ele apoiará quem, efetivamente, apoiar Ilhéus, levar obras e investimentos para a cidade. Ele me disse que se o governador ajudar, terá votos. Se eu ajudar, também. Até Paulo Souto tem chances de ter apoio dele se levar alguma coisa boa para a cidade”, comentou Geddel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário