A carapaça deste gastrópode é tão ou mais resistente que as melhores e mais fortes armaduras metálicas existentes. Descoberto recentemente e apelidado de caracol de pé escamoso, o (Crysomallon squamiferum) conta com este tipo de proteção pela necessidade de combater a enorme pressão da água nas profundezas do oceano Índico.
Os dados recolhidos no estudo permitiram desenvolver um modelo computacional do exoesqueleto de sua carapaça que é composta por uma estrutura única de três camadas –uma externa de sulfeto de ferro, uma intermediária de material orgânico e uma camada calcificada interna– capaz de dissipar a tensão de forma inacreditável, tal e qual informam os pesquisadores na edição de 19 de janeiro da Proceedings of the National Academy of Sciences
O estudo do gastrópode pode contribuir substancialmente para o desenvolvimento de materiais mais resistentes de proteção pessoal, como coletes anti-balas e blindagens para veículos mais resistentes. Não é por acaso que a gigante do setor militar, Raytheon, participa e financia a pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário