Receita Federal fecha o cerco sobre importação


Tribuna da Bahia
 A Secretaria da Receita Federal irá fechar o cerco sobre as importações irregulares de calçados, por meio da Operação “Passos Largos”, informou ontem a secretária-adjunta do órgão, Zayda Manatta


A partir da próxima segunda-feira, essas mercadorias serão submetidas aos chamados “procedimentos especiais” de controle – ou seja, todas compras do exterior serão direcionadas para inspeção física – o que poderá atrasar o seu ingresso no país em até 90 dias, prorrogáveis por igual período de tempo. Medida semelhante já havia sido adotada em agosto deste ano para importações de produtos têxteis. Este tipo de fiscalização especial também poderá ser estendida, no futuro, a outro setores em que são registrados um maior volume de irregularidades. 
 
Entre eles, estão os produtos de ótica, os brinquedos e os pneus provenientes do exterior. Milton Cardoso, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), avaliou que o Brasil, mesmo sendo o terceiro maior produtor mundial de calçados, tem sido um dos destinos ao “excedente mundial” dos estoques deste produto - o que tem impactado o emprego no setor. “Existem fraudes grandes e variadas na importação. O maior foco de irregularidade é fraude de origem e triangulação de importações”, disse ele.
 
Panos Quentes III - O Fisco também divulgou nesta sexta-feira os resultados da operação Panos Quentes III, que apertou a fiscalização sobre produtos têxteis de agosto deste ano em diante - data do início da conferência física de todas importações destes produtos, que apresentavam indícios de irregularidades. 
 
Segundo Manatta, 521 declarações de importação foram fiscalizadas desde agosto deste ano, sendo que 180 delas apresentaram irregularidades. Em termos de volume de importações, US$ 11,34 milhões, de um total de US$ 26 milhões em compras do exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB