Na prorrogação, Real bate Barcelona e conquista Copa do Rei

Folha.com
Cristiano Ronaldo comemora gol do Real na final com o Barcelona
Cristiano Ronaldo, agachado, comemora gol do Real na final da Copa do Rei da Espanha contra o Barcelona
O Real Madrid venceu o Barcelona por 1 a 0, no estádio Mestalla, em Valência, e sagrou-se campeão da Copa do Rei da Espanha, nesta quarta-feira.


Cristiano Ronaldo, aos 12min do primeiro tempo da prorrogação, marcou o gol do Real. O jogador aproveitou de cabeça o cruzamento do argentino Di María, pela esquerda. Foi o sétimo gol do português, que igualou Messi na artilharia da competição.
Foi a 18ª conquista da Copa do Rei do Real Madrid --o recorde é do Barcelona, com 26 títulos, seguido pelo Athletic de Bilbao, com 23. O time catalão foi vice pela décima vez e seu último título foi na temporada 2008/09.

Esta foi a sexta final entre os clubes na Copa do Rei. Nas cinco decisões anteriores, o clube catalão venceu três vezes (1968, 1983 e 1990) e a equipe madrilenha duas vezes (1936 e 1974).
Foi também o segundo duelo consevutivo dos clubes, que no último sábado empataram em 1 a 1 pelo Espanhol. No dia 27, as equipes disputam a primeira partida semifinal da Copa dos Campeões, em Madri. No dia 3 de maio, fazem o jogo de volta pela competição europeia, no Camp Nou.
O duelo em Valência teve três brasileiros entre os titulares. Daniel Alves e Adriano pelo lado do Barcelona e Marcelo pelo Real Madrid. Maxwell (Barça) ainda entrou no segundo tempo da prorrogação, enquanto Kaká (Real) ficou no banco de reservas.
O JOGO
Com uma marcação forte no meio de campo e jogadas rápidas em contra-ataque, o Real Madrid foi superior no primeiro tempo. A equipe conseguiu criar os lances mais perigosos no ataque e praticamente não viu o gol de Casillas ser ameaçado.
No esquema do técnico José Mourinho, Marcelo e Arbeloa se revezavam no apoio pelas laterais, enquanto Özil e Di María trocavam de lado no ataque para confundir a defesa do Barça. Khedira e Xabi Alonso também apareciam com surpresa no ataque.
O português Cristiano Ronaldo também teve uma atuação destacada. Algumas vezes atuando de maneira fixa na área e em outras saindo para buscar o jogo. Em dois lances, ele entrou na área com chance de marcar e só parou no goleiro José Pinto.
O Barcelona até teve mais posse de bola, mantendo sua característica na temporada. Contudo, não conseguiu encontrar espaços na defesa do rival, finalizando uma única vez ao gol e sem perigo para Casillas. Messi não apresentou o mesmo rendimento das últimas partidas e fez um primeiro tempo apagado.
O melhor lance da primeira etapa foi aos 43min, quando Pepe acertou a trave do Barcelona após cruzamento de Özil, da direita.
Mesmo sem fazer alteração alguma, o técnico Josep Guardiola conseguiu acertar o Barcelona no segundo tempo. A equipe catalã passou a tocar a bola no campo de ataque e a criar jogadas de ataque com naturalidade. Foram três finalizações com perigo nos primeiros 10min.
Messi, que até então não agradava, também melhorou e fez uma das jogadas mais bonitas do jogo aos 23min. Ele passou por três adversários e tocou a bola para Pedro. O atacante bateu rasteiro e até marcou para o Barça, mas o lance foi anulado pela arbitragem porque Pedro estava impedido.
O Real, que dominou a primeira etapa, ficou sem opções de jogada, segurando a pressão do Barça durante os 45min finais. Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores da equipe madrilenha, também deixou seu desempenho cair.
O time acabou se fechando no campo de defesa, arriscando as jogadas em lance de contra-ataque. Di María, aos 44min, criou o melhor lance, quando em chute da entrada da área obrigou José Pinto a fazer uma grande defesa.
Com o empate no tempo regulamentar, a decisão foi para a prorrogação.
O Real se apresentou melhor e conseguiu abriu o placar aos 12min. A jogada teve participação do brasileiro Marcelo, que tabelou no meio de campo com Di María. O argentino avançou pela esquerda e cruzou para Cristiano Ronaldo, na segunda trave, marcar de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB