
http://www.flickr.com/photos/prefeituradejequie/sets/72157625437973713/show/
Veja mais fotos clic acima
Em Jequié, toda semana, milhares de pessoas são beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), também conhecido como “Compra Direta”. Toneladas de produtos como cereais, peixes, frutas, verduras, doces, biscoitos, farinha, que são adquiridas diretamente de pequenos produtores rurais do município de Jequié, devidamente inscritos no programa de agricultura familiar, são entregues a creches, jornadas Peti, Fundação Leur Brito, Associação Jequieense de Cegos, APAI, CEMAR, Ser Livre, Fazenda da Esperança, Fuan e a outras entidades.
Além disso, famílias dos bairros do Mancadaru, Km 3, Km 4, do loteamento Alto da Bela Vista e adjacências, inscritas em programas sociais do governo, também são beneficiadas com a distribuição de alimentos, que é feita com a colaboração da Pastoral da Criança, da Associação das Donas de Casa e do programa Habitat Brasil Bid (HBB). Ao todo, 27 unidades recebem os produtos do Departamento de Material e Patrimônio (Almoxarifado), assim que chegam do produtor. “A cada semana, a Prefeitura de Jequié distribui cerca de 20 toneladas de alimentos de primeira qualidade. Mais de 10 mil pessoas são favorecidas com o programa”, destacou o diretor do Almoxarifado, Adovaldo Carneiro.
Adovaldo Carneiro informa, ainda, que o programa passa por um processo de aperfeiçoamento. Os produtores, as entidades parceiras, e a própria Prefeitura, buscam aprimorar suas relações. O sucesso do programa depende desse aprimoramento constante. Daí a necessidade de uma permanente avaliação dos pontos fortes e fracos, bem como, incentivar o pequeno produtor a se interar sobre associativismo.
INCLUSÃO SOCIAL
O “Compra Direta” é um programa de grande alcance social. Os produtos são adquiridos da agricultura familiar, permitindo que o pequeno produtor tenha segurança e incentivo, com a certeza da comercialização e do pagamento por preço justo, além de melhorar sua renda. Ao promover a compra da produção familiar, a administração pública incentiva a atividade agrícola, a geração de trabalho e renda e fixa o homem em suas origens. Esse é um tipo de programa que melhora as condições de vida do agricultor e sua família e ele passa a desenvolver suas ações com maior racionalidade.
Outro ponto importante diz respeito aos programas sociais públicos, já que o Programa abastece creches, entidades assistenciais e/ou beneficentes, contribuindo para a elevação do padrão nutricional. Além disso, “ao se adquirir produtos alimentícios de uma determinada localidade, o governo passa a valorizar produtos que muitas vezes são tipicamente regionais. Com isto, preserva-se a cultura alimentar local, enriquece-se a gastronomia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário