
O projeto de revitalização do Rio das Contas, compreendendo o trecho entre a Ponte da Cidade Nova e a Ponte do Mandacaru, será um dos assuntos abordados pelo prefeito de Jequié, Luiz Amaral, com o ministro da Integração Nacional, João Santana, em Brasília, nesta semana. O prefeito já se encontrar na capital federal, onde vai tratar, também, sobre a compra de quatro ou cinco caminhões-pipa para atender as regiões atingidas pela seca. Aproveitará, ainda, para discutir sobre emendas parlamentares e outros assuntos.
Quanto à revitalização do Rio das Contas, trata-se de um projeto grandioso e audacioso, envolvendo a prefeitura de Jequié e o Ministério da Integração Nacional. No dia 3 de setembro passado, quando aqui esteve, em visita oficial, o ministro João Santana, firmou compromisso com o prefeito Luiz Amaral, de elaborar um projeto básico de contenção de erosão fluvial das margens do Rio das Contas entre as pontes da Cidade Nova e Mandacaru, numa extensão de 3.600 metros. Na ocasião, o engenheiro do citado ministério, Paulo Roberto Soares Jr., que veio com João Santana, e realizou estudos preliminares do Lago da Barragem da Pedra ao perímetro urbano.
De acordo com planilha de preço, somente os estudos e o projeto deverão custar cerca de R$ 1 milhão, devendo ficar prontos em poucos meses. O projeto estabelecerá a proteção das margens do rio, a retirada dos esgotos não tratados de residências de alguns bairros e de empresas do Distrito Industrial, que responsáveis pela degradação da qualidade da água e fragilização do solo das margens, erosão, assoreamento, etc.
A realização de estudos e elaboração do projeto são os primeiros passos para concretização de um antigo sonho dos jequieenses e o resgate de uma dívida da cidade com uma de suas principais riquezas, que é o Rio das Contas, que, ao longo do tempo, nunca recebeu a devida atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário