Venezuelanos vão produzir banana chips na Bahia


O município de Wenceslau Guimarães, localizado a 236 km de Salvador, vai receber, em 2011, uma indústria de beneficiamento de banana-da-terra da empresa venezuelana Alina do Brasil. O intuito é produzir banana chips, uma versão da tradicional batata chips feita a partir dessa fruta. A previsão inicial para a inserção do produto comercialmente no mercado é maio do ano que vem.

Para os agricultores da região, que inclui ainda os municípios de Teolândia e Tancredo Neves, a vantagem que a indústria venezuelana trará é a compra da banana diretamente dos seus produtores, o que aumentará o lucro. “Hoje, o nosso produto é desvalorizado, pois a gente vende para o atravessador, que ganha mais. Essa indústria vai nos beneficiar porque vai comprar direto da gente”, comemora o produtor Antônio Pires Barbosa. O pequeno agricultor Valdir Elias dos Santos também é otimista sobre os ganhos com o empreendimento. “Nosso produto vai ter um valor agregado, como falam por aí. Muitos produtores vão aumentar a plantação porque quanto mais produzirmos, mais vamos vender para a fábrica”. Ampliação de mercado - A Alina aposta na expressão do mercado brasileiro para que o produto seja bem-sucedido nas prateleiras. “Na Venezuela, que tem 26 milhões de pessoas, a banana chips já é uma tradição. A empresa acredita que no Brasil, com a população de 190 milhões, será um sucesso”, explica o secretário municipal de Agricultura de Wenceslau Guimarães, Juarez Leal. Acredita-se que a instalação da fábrica de banana chips vai promover um salto na quantidade e de qualidade na produção local. Este crescimento deve acontecer num período de dois anos, devido à ampliação dos turnos de operação da indústria.

O plano é que, inicialmente, a empresa funcione em apenas um turno, e, no ano seguinte, passe a operar em mais um, para, finalmente, no terceiro ano de atividade, atingir a capacidade plena, operando nos três turnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB