
A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, vem oferecendo vários cursos de capacitação, seguindo o programa de aperfeiçoamento e aproveitamento da produção agrícola local. Acaba de ser concluído o curso de Manejo Integrado de Cacaueiro Clonado oferecido para 23 produtores do Assentamento Flor da Terra, na região de Tamarino. Este curso foi ministrado pelo agente de atividade agropecuária do CEPEC, viabilizado a partir de convênio de cooperação entre a Prefeitura e a Ceplac. No mesmo período, foi oferecido o curso de fabricação de biscoitos com a utilização de derivados da mandioca voltado para mulheres da comunidade.
A moradora Antonieta Marques Silva disse que o grupo que participou do curso planeja formar uma entidade para começar a produzir em escala comercial. “Temos potencialidade e grande quantidade de matéria-prima disponível”, disse. O produtor rural Dermeval Alves Dantas destacou a o empenho da Prefeitura, em especial da Secretaria de Agricultura, pela possibilidade de aprendizado. “Eu mesmo imaginava que sabia tudo em relação à clonagem de cacau. Depois desse curso cheguei à conclusão que fazia muita coisa errada por falta de conhecimento técnico”, concluiu.
Antes havia sido oferecido, no povoado da Fazenda Velha, curso de Irrigação e Fertirrigação em Fruteiras Tropicais e Hortaliças, para 50 produtores ribeirinhos e pessoas com propriedade no perímetro irrigado da Barragem da Pedra.
Este evento foi coordenado pelo técnico da Embrapa, Eugênio Ferreira Coelho. Na ocasião foi proferida palestra pelo engenheiro agrônomo, Alysson Jadavi, que relatou sobre a Eficiência de uso de água e eficiência de irrigação. Para o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Walter Sampaio Filho, a promoção desses cursos tem surtido um excelente efeito. “Por maior que seja o conhecimento, a pessoa nunca sabe tudo. A proposta é atualizar as técnicas dos produtores rurais tanto da caatinga como da mata”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário