Portal Terra
Tamanho do Texto:+A-A RECIFE - Em Pernambuco, o deputado federal reeleito Paulo Rubem (PDT), um dos autores da Lei Ficha Limpa, ironicamente luta para não perder o mandato para um candidato considerado ficha suja, o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia (PTB). Rubem obteve nesta eleição 41.728 votos, mas o petebista, que continua com a candidatura indeferida e não teve a votação validada possui 46.267. Ambos aguardam a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que analisam a situação, após recursos impetrados por Maia, que se diz "injustiçado" e nega as irregularidades.
José Augusto Maia teve as contas de 2005 rejeitadas pela Câmara de Vereadores e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). No entanto, ele conseguiu uma liminar que invalidou a decisão dos parlamentares do município - tomada em novembro de 2009 - que indicava que o ex-prefeito não foi convocado a se defender. A auditoria do TCE apontou irregularidades como: vícios em procedimentos licitatórios, superfaturamento de obras e licitações, apropriação indevida de salários de servidores e fraude na aquisição de merenda escolar.
"A Lei da Ficha Limpa diz que quem julga as contas são os tribunais de contas. A Constituição é bem clara, diz que quem julga são as Câmaras. E na Câmara estou zerado, não há mais nada contra mim, sou ficha limpa total. E todos os casos iguais ao meu, que entraram para o TSE, todos, foram inocentados por 6 a 0. Só quero que se faça justiça", avaliou Augusto Maia.
Paulo Rubem disse encarar a situação como uma "coincidência infeliz". O pedetista argumenta que tem acompanhado a "sucessão de manobras" feitas por José Augusto Maia para reaver o cargo, mas não vê sucesso nas ações. "É um candidato notoriamente ficha suja. As manobras dele já estão motivando uma ação por parte do Ministério Público. É um segundo turno para mim. Já era uma eleição difícil, a primeira fora do PT. Mas estou tranquilo", afirmou Rubem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário