
Atendendo ao determinado na Lei 9294/96, a Secretaria de Saúde, através do DEVISAM - Departamento de Vigilância Sanitária Municipal – lançou, em Jequié, o projeto da campanha anti-tabaco. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (14), no auditório da Secretaria de Saúde, contou com a presença da secretária Stela Souza, da diretora do DEVISAM, Magali Chaves, e da representante da DIRES Jocélia Santos, além de representantes de entidades como Associação Comercial e Industrial de Jequié e CDL.
Segundo a técnica da Vigilância Sanitária, Gilmara Chaves, a Lei 9294/96 trouxe grandes avanços, mas percebe-se que o tabaco ainda traz grandes agravos à população. E o projeto vem ajudar a se aplicar a lei de fato. No projeto, constam atividades educativas para divulgação da campanha, sensibilização para o respeito à saúde e combate ao tabaco, além de incentivo aos fumantes que desejem para de fumar através do encaminhamento a atendimento especializado e fiscalização para o cumprimento da legislação.
No Brasil, um terço da população adulta fuma, o que corresponde a 17 milhões de homens e 11,2 milhões de mulheres. O Instituto Nacional do Câncer prevê a ocorrência de 200 mil óbitos anuais relacionados ao cigarro no Brasil. A Organização Mundial de Saúde considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo. Os chamados fumantes passivos, que respiram a fumaça expelida pelo fumante, também sofrem os efeitos do cigarro, como irritação nos olhos, cefaléia, tosse, angina e hipertensão entre outros, o que mostra a importância do combate ao tabaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário