Teria preocupado imensamente o comando da campanha do governador Jaques Wagner (PT) o comercial veiculado pelo candidato do DEM, Paulo Souto, agora pela manhã, dizendo que a “violência tem jeito”. Com texto forte e voz firme, o democrata começa afirmando que tem ficado preocupado com a situação da insegurança no Estado à medida que se aproxima da câmera. O take encerra em close sobre seu rosto, no momento em que diz que a “violência tem jeito, sim”.
É um claro ataque à política de segurança pública do atual governo, tema considerado por todos que participam da corrida sucessória na Bahia como o “calcanhar de aquiles” do governador na campanha. Um tracking teria sido solicitado pela assessoria de Wagner há pouco para avaliar se houve estrago e, em caso positivo, qual a sua extensão. O barulho criado por Souto na campanha de Wagner já teria sido identificado pela equipe do ex-governador, que apostava em seu efeito, ao abordar o assunto.
Por este motivo, a orientação até o momento entre os democratas é prosseguir com a linha que apresenta Souto como um político que conhece a Bahia, sabe quais os seus principais problemas e pensa em soluções factíveis para eles, aproveitando características natas do candidato, como a facilidade de expressão e a forma convincente com que fala. No campo de Wagner, a resposta, se avaliada como necessária, pode apontar no sentido de que o quadro de insegurança no Estado não começou com ele…
… Ou decorreu de uma política inadequada para o setor na gestão passada, isto é, no governo Paulo Souto. Na prática, pode estar em curso o início de uma polarização imensamente desejada pelo DEM. (Raul Monteiro)
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