.jpg)
Subiu para 19 o número de pessoas que morreram pisoteadas na tarde deste sábado em um tumulto durante a Love Parade, maior festa de música eletrônica do mundo, celebrada na cidade alemã de Duisburg. Segundo fontes policiais, 16 morreram no local e três não resistiram aos ferimentos sofridos. O número de feridos chega a 342. A Polícia não deu mais detalhes sobre a gravidade dos feridos, que inicialmente foram cifrados em uma centena - dos quais, 45 em estado grave.
O tumulto começou com um surto de pânico coletivo dentro de um túnel superlotado no qual as pessoas estavam presas. O túnel, que não tinha saída de emergência, fica perto de uma antiga estação de transporte de mercadorias, que foi o palco da festa. A passagem subterrânea ficou abarrotada e algumas testemunhas descreveram o incidente como um "pesadelo anunciado e previsível".
A Polícia confirmou que o tumulto aconteceu pouco depois das 12h (horário de Brasília), quando estava prevista a chegada do desfile e o fechamento das portas do local onde a festa continuaria. No horário, milhares de pessoas já estavam dentro do local. Outras milhares foram impedidas de entrar e, segundo a cadeia de TV pública alemã ZDF, a multidão continuou fluindo e pressionando para entrar, o que causou pânico e tumulto.
Por causa da quantidade de pessoas e com medo de novas confusões, a Polícia e os serviços de emergência demoraram horas para esvaziar a zona. A estação central de trem ficou fechada por muitas horas, por causa do grande número de jovens em estado de pânico que cruzava os trilhos.
A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou sua profunda comoção pela tragédia em comunicado divulgado pelo Governo alemão. "Eram jovens que queriam fazer festa. Em vez disso, há mortos e feridos. Estou comovida e triste, diante de tanta dor e sofrimento", disse a chefe do Governo no comunicado.
Além disso, Merkel expressou suas condolências aos familiares e pessoas próximas às vítimas, enquanto o ministro da Chancelaria alemã, Ronald Pofalla, enviou uma mensagem às autoridades do estado da Renânia do Norte-Vestfália garantindo o apoio de Berlim. Anteriormente, o presidente do país, Christian Wulff, expressou sua preocupação com o ocorrido e pediu o esclarecimento das circunstâncias que geraram a tragédia.
A festa
A Love Parade (Desfile do Amor, na tradução livre) é a maior festa de música eletrônica do mundo e foi criada em 1989 em Berlim. A festa começou no início da tarde, com um desfile de 15 caminhões equipado com poderosos alto-falantes, sobre os quais centenas de pessoas dançavam ao ritmo dos DJs.
Cerca de 1,4 milhão de pessoas se aglomeraram nas ruas de Duisburg para participar da festa. Esta foi a primeira edição da Love Parade na cidade e as autoridades de Duisburg contavam com um contingente de 1.200 policiais espalhados pela cidade para manter a segurança durante o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário