Serra chega para ouvir cacauicultores

Lilian Machado


De olho no potencial eleitoral da Bahia, terceiro maior colégio eleitoral do país com 9,3 milhões de eleitores, os tucanos retornam pela quinta vez este ano ao Estado. Dessa vez, o candidato a Presidência da República, José Serra (PSDB), chega com o intuito de atrair os eleitores da região Sul, visitando Ilhéus e Itabuna, cidades de representatividade político-histórica no cenário baiano.

Acompanhado do candidato ao governo baiano, Paulo Souto (DEM), e de aliados, ele irá exercer a política do “corpo a corpo” ao participar de caminhadas e conversar com produtores da região, que pretendem entregar um documento com relatos da situação da agricultura, dos resultados negativos para a economia a partir da “tragédia” da vassoura de bruxa e de propostas para o futuro. Serra chega sob o mau tempo que atinge o Estado, com previsões de chuva para região cacaueira.
 Uma grande comitiva formada por prefeitos e candidatos a deputados estaduais e federais deve recepcionar o postulante ao Planalto. O tucano ficará hospedado em um hotel da Orla de Ilhéus. Segundo o presidente estadual do PSDB, Antônio Imbassahy, apesar das chuvas, a expectativa é de recepção “acalorada”. Os compromissos de José Serra começam por Itabuna.
A atividade do presidenciável na cidade se concentrará na participação em uma caminhada, com passagem por importantes áreas da cidade, a exemplo da Praça Camacan e da Avenida Cinquentenário. Ainda conforme Imbassahy, em Itabuna, o tucano vai receber o relatório dos produtores que destacam os problemas graves da região, principalmente o da lavoura do cacau. “Serão apresentadas também propostas, sob a ótica do desenvolvimento sustentável, da geração de empregos, da preservação do patrimônio da Mata Atlântica”, afirmou.
Os produtores dividiram o documento em quatro eixos: A história da região; A vassoura de bruxa; Sustentabilidade econômica; Proposta. Eles deverão relacionar as dificuldades com a falta de cumprimento do PAC do Cacau, prometido pelo presidente Lula, durante visita à região.

“Acredito que Serra possa fazer muito pela região que já foi grande produtora mundial do cacau e fator de riqueza para a Bahia e para o país”, enfatizou o dirigente do PSDB baiano. 
Depois do corpo a corpo, o ex-governador de São Paulo irá conceder uma entrevista coletiva à imprensa e seguirá para Ilhéus.

Na cidade de nascimento do escritor Jorge Amado, ele vai se encontrar com a população dos bairros de Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória. Segundo Imbassahy, o clima é de animação para receber o tucano. 
“Estamos confiantes no sucesso do evento. Está tudo ótimo aqui e a nossa expectativa é grande”, disse ontem de Ilhéus, onde já se preparava para receber o candidato a Presidência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB