De olho no potencial eleitoral da Bahia, terceiro maior colégio eleitoral do país com 9,3 milhões de eleitores, os tucanos retornam pela quinta vez este ano ao Estado. Dessa vez, o candidato a Presidência da República, José Serra (PSDB), chega com o intuito de atrair os eleitores da região Sul, visitando Ilhéus e Itabuna, cidades de representatividade político-histórica no cenário baiano.
Acompanhado do candidato ao governo baiano, Paulo Souto (DEM), e de aliados, ele irá exercer a política do “corpo a corpo” ao participar de caminhadas e conversar com produtores da região, que pretendem entregar um documento com relatos da situação da agricultura, dos resultados negativos para a economia a partir da “tragédia” da vassoura de bruxa e de propostas para o futuro. Serra chega sob o mau tempo que atinge o Estado, com previsões de chuva para região cacaueira.
Uma grande comitiva formada por prefeitos e candidatos a deputados estaduais e federais deve recepcionar o postulante ao Planalto. O tucano ficará hospedado em um hotel da Orla de Ilhéus. Segundo o presidente estadual do PSDB, Antônio Imbassahy, apesar das chuvas, a expectativa é de recepção “acalorada”. Os compromissos de José Serra começam por Itabuna.
A atividade do presidenciável na cidade se concentrará na participação em uma caminhada, com passagem por importantes áreas da cidade, a exemplo da Praça Camacan e da Avenida Cinquentenário. Ainda conforme Imbassahy, em Itabuna, o tucano vai receber o relatório dos produtores que destacam os problemas graves da região, principalmente o da lavoura do cacau. “Serão apresentadas também propostas, sob a ótica do desenvolvimento sustentável, da geração de empregos, da preservação do patrimônio da Mata Atlântica”, afirmou.
Os produtores dividiram o documento em quatro eixos: A história da região; A vassoura de bruxa; Sustentabilidade econômica; Proposta. Eles deverão relacionar as dificuldades com a falta de cumprimento do PAC do Cacau, prometido pelo presidente Lula, durante visita à região.
“Acredito que Serra possa fazer muito pela região que já foi grande produtora mundial do cacau e fator de riqueza para a Bahia e para o país”, enfatizou o dirigente do PSDB baiano.
Depois do corpo a corpo, o ex-governador de São Paulo irá conceder uma entrevista coletiva à imprensa e seguirá para Ilhéus.
Na cidade de nascimento do escritor Jorge Amado, ele vai se encontrar com a população dos bairros de Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória. Segundo Imbassahy, o clima é de animação para receber o tucano.
“Estamos confiantes no sucesso do evento. Está tudo ótimo aqui e a nossa expectativa é grande”, disse ontem de Ilhéus, onde já se preparava para receber o candidato a Presidência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário