Reunião definiu estratégias para o Dia Municipal de Combate a Dengue


Saladeimprensa



As atividades que vão marcar a segunda edição do Projeto Municipal de Comunicação, Mobilização Social e Ações para o Combate à Dengue foram apresentadas pela secretária de Saúde do município de Jequié, Stela Souza, em reunião realizada nesta segunda-feira, 19 de julho. O encontro reuniu representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada. Na ocasião foram abordados assuntos sobre a participação de cada um nas estratégias que serão intensificadas a partir do próximo sábado, data que foi instituída, no ano passado, como o Dia Municipal de Combate a Dengue.
A proposta tem o objetivo de alertar à população para a necessidade de todos se engajarem na eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue. “No sábado, cada cidadão deve promover algum tipo de atividade visando à eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença. Não basta apenas saber o que deve ser feito, mas, principalmente, fazer alguma coisa para livrar Jequié de uma possível epidemia”, alertou a coordenadora da equipe de Educação em Saúde, Jeisa Alves.
Apesar da redução significativa do número de casos confirmados, ainda existe risco de uma epidemia já que o Índice de Infestação Predial (IIP) continua elevado. Afora isso, as condições climáticas são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, e nem todos os habitantes estão vigilantes para eliminar os focos.
Em 2009, da Semana 01 a Semana 27, ou seja, de 1 de janeiro a 10 de julho, ocorreram 10.421 casos de Dengue na cidade de Jequié. Em 2010, da Semana 01 a Semana 27, ou seja, de 1 de janeiro a 11 de julho, ocorreram 97 casos confirmados de dengue. A secretária de Saúde, Stela Souza, deixou claro que, esses números tendem a crescer com a divulgação do resultado de novos exames. “A situação é bem melhor, se comparada com o ano passado, mas não podemos vacilar”, disse, ao pedir ao falar da programação do próximo sábado.
Sábado, às 9 horas da manhã, Carreata com saída da Praça do Viveiro, com destino a Unidade de Saúde da Família Dr. Aurélio Schiarreta, no Itaigara, passando pela Avenida Rio Branco, Rua Jerônimo Sodré, Rua Felix Gaspar, Praça Luis Viana, Ponte do Mandacaru, Avenida Exupério Miranda, Rua José Gomes, Rua D [4ª Travessa à direita] e USF Dr. Aurélio Shiaretta.
No Mandacaru e Itaigara os agentes de endemias e parceiros vão realizar várias atividades. Todas as Unidades de Saúde vão atuar, buscando conscientizar à população para a importância da participação de todos no combate a dengue. Na semana que vem serão realizadas palestras, visitas a escolas e igrejas, colagem de adesivos em veículos, panfletagens, cobertura de reservatórios, campanhas no Conjunto Penal, em distritos, entre outras atividades.
A reunião desta segunda-feira, no Auditório da Secretaria de Saúde do Município, contou com a participação de representantes da Dires, Uesb, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Embasa, Adab, Imprensa, Vigilância Sanitária, Secretaria de Educação, entre outros segmentos.
SITUAÇÃO ATUAL
Situação da Dengue na cidade de Jequié referente a 26ª Semana.
Amaralina – 12.94
Cidade Nova – 12.64
Km 4 – 12.27
KM 3 – 9.41
Pedreira – 8.79
Barro Preto – 8.60
Caixa D’Água – 7.79
Água Branca – 7.45
Mandacaru – 5.88
Posto Manoel Antonio – 5.84
Campo do América – 5.61
São Judas Tadeu – 5.30
Pau Ferro – 5.08
Joaquim Romão – 4.96
Curral Novo – 4.65
Sol Nascente – 4.52
Alto do Funil – 4.15
Itaigara – 4.02
Brasil Novo – 3.81
Bom Sossego – 3.57
Baixa do Bomfim – 3.45
Casas Populares – 3.23
Urbis III – 3.18
Loteamento Aeroporto – 3.13
Jequiezinho – 2.31
São Luiz – 2.0
Cento – 1.58
Inocoop – 1.30
Alto da Bela Vista – 1.11
Vila rodoviária – 1.03
Boa Vista – 0.80
O Índice de Infestação Predial oscila a cada semana. As mudanças dependem da maneira como cada um se comporta em relação ao trabalho de eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue. Se cada um faz sua parte, a tendência é que haja uma diminuição do índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB