PESQUISA MOSTRA AS 10 MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL


Muitas vezes a marca de um produto é um diferencial importante, principalmente quando as condições de tecnologia e aperfeiçoamento transformam os produtos ou serviços parecidos uns com os outros. Saiba quais são as dez marcas brasileiras consideradas as mais valiosas segundo critérios como capital aberto, informação financeira publicada, EVA positiva, papel na decisão de compra e reconhecimento.

Veja a lista:


1. Itaú - Após a fusão com o Unibanco em 2008, o Itaú é parte de um dos maiores grupos financeiros privados do mundo. A marca do banco, a mais valiosa do país, tem valor estimado em R$ 20,651 bilhões.

2. Bradesco - O segundo maior banco privado brasileiro nasceu na década de 40 no interior de São Paulo e hoje está presente pelo país com mais de 3 mil agências. Criado como Banco Brasileiro de Descontos, se tornou Bradesco logo depois, marca que hoje vale R$ 12,381 bilhões.

3. Petrobras - A companhia brasileira que opera no segmento de energia é uma das marcas nacionais mais conhecidas pelo mundo. Já teve o nome acentuado (Petrobrás) e já houve intenção de alterá-lo (para Petrobrax), mas a Petrobras continua sendo uma marca forte desde a criação por Getúlio Vargas em 1953. Nos anos 2010, seu valor é estimado em R$ 10,805 bilhões.

4. Banco do Brasil - Não é qualquer companhia que tem no currículo uma primeira fundação pelo rei D. João VI, em 1808 — apesar de passar por percalços e “voltar a ser criado” anos mais tarde. O Banco do Brasil tem agências por todo o país e se constitui em uma das marcas brasileiras mais conhecidas, com valor de R$ 10,497 bilhões.

5. Skol - A cervejaria brasileira com marca mais valiosa - fabricada pela Ambev - é também a líder de mercado em vendas. Com o foco voltado ao público jovem, a marca é uma das mais lembradas pelos consumidores e garante um valor de R$ 6,593 bilhões.

6. Natura - A única marca do setor de cosméticos a aparecer na lista foi fundada nos anos 60 e hoje vive uma expansão para outros países. De consultora em consultora nas vendas diretas, a empresa fortaleceu o nome “Natura” e hoje tem uma marca com valor estimado em R$ 4,652 bilhões.

7. Brahma - Uma das cervejas mais vendidas no mundo - que também pertence à Ambev - a marca Brahma envolve garrafas de cerveja desde fins do século 19. Em 2010, são estimados R$ 3,607 bilhões em valor para a marca.

8. Antarctica - Os facilmente reconhecíveis pinguins da Antartica acompanham a marca da empresa de bebidas - Ambev - desde 1935. Hoje, o valor da marca é de R$ 1,753 bilhões.

9. Vivo - Na área de Telecomunicações, a primeira colocada é a Vivo. Desde a criação da marca em 2003, ela se valorizou até conquistar o valor de R$ 1,468 bilhão neste ano.

10. Renner - A rede de lojas de departamento gaúcha espalha sua marca por 124 lojas em todos os estados do país e faz o nome Renner ser o mais valioso no setor de varejo nacional. A marca vale R$ 780 milhões e garante um lugarzinho na lista e deixa logo atrás gigantes como Embratel, Lojas Americanas, Oi e Tam.


Escrito por David Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB