O pagador de promessas ou o homem da cruz, assim é conhecido o senhor Pedro Guedes da Costa, 62 anos, por onde passa. Ele vem fazendo história nas regiões que percorre, entre elas no município de Itapetinga.
“O homem da cruz”,
Viúvo e pai de quatro filhos, seu Pedro iniciou sua caminhada no dia 22 de dezembro de 2007 da cidade de Caruaru-PE, sua terra natal, com R$ 200,00 no bolso, duas calças, três camisas e dois pares de sandália. Sua missão é percorrer 8 estados, sendo; Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Bahia e Goiás. Na promessa ele deve levar uma cruz de 50 quilos, até a cidade de Trindade, estado de Goiás, onde fica o Santuário do Pai Eterno, local que encerrará a promessa deixando a cruz.ca o Santuário do Pai Eterno, local que encerrará a promessa deixando a cruz.
O pagador de promessas passou pela cidade de Itambé antes de chegar na segunda feira (27) em Itapetinga, ele anda nesse momento pelas ruas da cidade com a cruz. O homem chamava atenção das pessoas, principalmente dos religiosos, pela ação de fé. Hoje pela manhã o “pagador de promessas” percorreu a praça Dairy Walley e foi até a prefeitura municipal para poder conhecer o prefeito. Ele se
encontra nesse momento percorrendo as ruas de Itapetinga.
Um homem simples, católico e de muita fé, “O homem da cruz”, como gosta de ser chamado era um simples cidadão, trabalhava de segurança em um colégio de freiras na associação São José do Monte na cidade onde nasceu Caruaru-PE, até que um dia uma trombose no pé esquerdo o deixou impossibilitado de trabalhar, e com medo de ficar o resto da vida de cadeira de rodas fez uma promessa que se ficasse bom daquela enfermidade carregaria uma cruz até o santuário, e enfim pagaria o que prometera, enfrentando frio, calor, dor e fome. Durante a sua viagem ele já percorreu centenas de cidades, e sempre foi bem recebido pela população de todas as religiões. Com doações de roupas, dinheiro e comida ele vai seguindo a dura caminhada, onde relata que “ter fé em Deus é o suficiente, o homem sem fé não é nada e que temos que acreditar no senhor porque ele é quem cura e quem salva”. Na cruz que carrega, leva uma pequena caixa
com os básicos mantimentos, comida, duas garrafas de água, algumas roupas e muitas demonstrações de fé, que são depositadas por pessoas por onde passa, com santinho, nomes, fotos, fitas e outras.
Em um relato de dua história, seu Pedro afirmou já ter passado fome, chuvas fortes, sede, dores e exaustão. "Na maiorias das vezes fui bem recebido por onde passo, mas já dormi no relento, no mato e até em cemitério". Afirmou ainda que já foi ameaçado de processo por outras religiões que questionavam o seu gesto de fé. Com a ajuda finaceira que recebe, seu Pedro compra cartões telefônicos para entrar em contato com a família. "Minha família me acompanha por jornais e televisão. Nunca pensei em desistir, a fé me leva com força. Cada dia é como se fosse o primeiro", disse.
"Quando entrei no Estado do Ceará, fui acompanhado pela Polícia Federal. Em todas as cidades onde chegava, a PF já sabia da minha passagem". Acrescentou ainda que ao chegar em Fortaleza em um canal de TV, foi informado que a TV monitorava a presença dele, para ter a certeza de que o mesmo não era um falso pagador de promessas e se o mesmo não pegava caronas por onde passava.
Outro fato interessante citado pelo pagador de promessas, é o interesse do mesmo em receber das mãos do presidente Lula, o registro de sua passagem pela cidade de Brasília.
"Não sei quando termino a minha caminhada, pois posso adoecer e ter que parar, mas com a fé no nosso Senhor, cumprierei a minha promessa em agrasdecimento a minha saúde", finalizou.
“O homem da cruz”,
Nenhum comentário:
Postar um comentário