Lula visita José Alencar em hospital em São Paulo

Folha online



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou neste domingo o vice-presidente, José Alencar, internado no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.
Lula, que passou o dia em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), chegou por volta das 17h40 e foi embora pouco depois das 18h, sem falar com a imprensa. O presidente assistiu junto com Alencar à partida final da Copa do Mundo, entre Espanha e Holanda.
Na sexta-feira (9), em Joanesburgo, na África do Sul, Lula apontou a preocupação com o estado de saúde de Alencar como um dos motivos que o fizeram antecipar a volta ao Brasil. Inicialmente, ele ficaria no país até hoje para assistir ao jogo que decidiu o campeão do torneio.

O médico Roberto Kalil Filho, um dos coordenadores da equipe médica do hospital, disse que o quadro do vice-presidente continua estável. Mais cedo, ele afirmou que a obstrução em uma das artérias de Alencar era grave e poderia ter levado a um infarto.
"Não dá para saber se era iminente, mas qualquer pessoa que tenha uma obstrução em uma artéria corre o risco de um infarto", afirmou.
O político está internado desde quarta-feira (7). A princípio, Alencar passaria apenas por uma sessão de quimioterapia, mas foi detectada hipertensão e ele ficou no hospital para avaliações. No sábado (10), foi diagnosticada uma isquemia (deficiência na irrigação sanguínea) cardíaca, o que estava provocando uma irrigação insuficiente em uma das paredes laterais de seu coração.
Alencar passou, então, por um cateterismo (exame para verificar as condições de vasos sanguíneos), para descobrir a causa do problema. "Foi feito o cateterismo e se viu uma obstrução grave em uma artéria importante do coração, chamada descendente anterior. Por rotina, foi feita a coloação do stent [dispositivo para dilatar vasos sanguíneos], e ficou muito bom", afirmou Kalil Filho.
O procedimento todo durou cerca de 40 minutos. O vice-presidente está internado na Unidade de Terapia Semi-Intensiva, onde deve permanecer por 48 horas. A previsão é que Alencar deixe o hospital dentro de quatro dias.
De acordo com o médico, o político poderá levar a vida normalmente após a colocação do stent, seguindo apenas as recomendações já pescritas por conta da colocação de outro desse dispositivo, em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB