Mais da metade dos paulistanos está endividada, aponta Fecomercio

As famílias paulistanas estão mais endividadas em julho do que no mês anterior, segundo pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo) do Estado de São Paulo. O índice subiu de 42% para 52%, atingindo a maior proporção dos últimos 12 meses.Segundo a assessora econômica da Fecomercio, Adelaide Reis, o aumento reflete o ciclo de expansão econômica, com elevação do emprego formal e da massa de rendimentos e consumo, via crédito, evidenciados nas vendas do comércio em São Paulo.


"A intenção de consumir das famílias segue em alta, ainda sob os efeitos do Dia dos Namorados e da Copa do Mundo, que provocaram picos de venda e elevação do endividamento familiar, mesmo com o crescimento das taxas de juros." Em julho de 2009, o endividamento era de 46%.

A pesquisa também mostra que houve elevação da proporção de famílias com contas em atraso, de 13% em junho para 15% neste mês, além de expansão na inadimplência,que subiu de 4% para 6% das famílias.

"Em julho, houve forte expansão das operações de crédito ao consumidor, mas os aumentos verificados nas proporções de famílias com contas em atraso e de famílias inadimplentes mostram que a situação ainda está sob controle, com flutuações dentro dos padrões de normalidade e sem riscos iminentes", explica Adelaide.

O cartão de crédito continua liderando a lista de dívidas mais comum entre as famílias paulistanas, com 66% em julho, seguido de carnês (25%), financiamento de veículos (12%), crédito pessoal (11%) e cheque especial (7%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB