JEQUIÉ- Dia Municipal de combate a Mortalidade Materna e Infantil


Atividades realizadas na Praça Ruy Barbosa, centro da cidade, marcaram o Dia Municipal de combate a Mortalidade Materna e Infantil, em Jequié. A data foi celebrada, na sexta-feira, 29 de maio, com exibição de vídeo, distribuição de panfletos e de cartilha, com informações básicas sobre as ações que podem reduzir a mortalidade materna e infantil.

Uma equipe da Pastoral da Criança, liderada pela Irmã Luiza, participou das atividades. A equipe de combate a dengue também promoveu atividades durante a campanha especial desta sexta-feira, que teve o objetivo alertar a população para a importância da campanha e para dar uma maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas unidades do Programa de Saúde da Família da cidade e da zona rural, a exemplo do acompanhamento da gestante no programa de pré-natal; imunização das crianças; estímulos ao aleitamento materno; orientação quanto à importância de uma alimentação saudável; entre outras.




Apesar de todo o esforço, o índice de mortalidade materna e infantil ainda é elevado no Brasil e no mundo. Estudos apontam que, a cada minuto, uma mulher morre no mundo em decorrência do trabalho de parto ou complicações da gravidez. No Brasil, as maiores vítimas são de baixa renda, pouca escolaridade e em sua maioria mulheres negras, numa estreita relação com a desigualdade social. na Bahia, entre 2007 e 2009, 11.682 crianças meonores de um ano de idade morreram na Bahia.

Para a coordenadora do programa da Secretaria de Saúde do Município de Jequié, Priscila Barros, a redução da mortalidade materna e infantil é um importante desafio e um compromisso assumido pelo Município, a partir do Pacto Estadual pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil, firmado com o Governo Estadual.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB