Tornado mata ao menos dez e deixa rastro de destruição no sul dos EUA


Um tornado devastador atravessou neste sábado parte do Estado de Mississippi, no sul dos Estados Unidos, matando ao menos dez pessoas, entre elas três crianças, e deixando um rastro de casas destruídas, telhados arrancados e estradas obstruídas.

Os fortes ventos arrancaram os telhados das casas do Condado de Yazoo, onde o governador Haley Barbour descreveu "obliteração total" entre as pitorescas colinas do delta do Mississippi. As trovoadas também atravessaram o norte do Alabama, Georgia e outros Estados na manhã deste domingo, arrancando árvores e causando chuvas de granizo.

Os meteorologistas disseram ser muito cedo para determinar se o estrago foi causado por um único tornado duradouro ou múltiplos tornados mais curtos.

Fortes tempestades de primavera e tornados mataram cinco pessoas no Condado de Choctaw, incluindo três crianças de 3 meses, 9 anos e 14 anos; quatro no Condado de Yazoo e outra no Condado de Holmes, disse Jeff Rent, porta-voz da Agência de Gestão de Emergências do Mississippi.

As autoridades temem que o número de vítimas aumente, a medida que as equipes de resgate conseguem chegar às regiões mais isoladas do Mississippi.

O governador do Mississippi, Haley Barbour, declarou estado de emergência em 17 Condados devastados por tempestades e tornados e pediu à Guarda Nacional que ajude os funcionários locais a responderem à situação.

Também foram enviados à área afetada funcionários da Cruz Vermelha americana.

"Os efeitos destas tempestades deixaram muitos moradores de Mississippi com seus negócios destruídos e sem casa", disse Barbour em um comunicado.

As severas condições climáticas deram origem aos tornados, que danificaram construções, derrubaram árvores e postes de eletricidade.

O serviço nacional meteorológico advertiu que fortes tornados estão em formação em Estados vizinhos.

O tornado que varreu Yazoo, onde estava o governador Barbour quando caiu a tempestade, tinha cerca de 1,6 km de diâmetro e ventos de 241 km/hora, segundo meteorologistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB