
Um tornado devastador atravessou neste sábado parte do Estado de Mississippi, no sul dos Estados Unidos, matando ao menos dez pessoas, entre elas três crianças, e deixando um rastro de casas destruídas, telhados arrancados e estradas obstruídas.
Os fortes ventos arrancaram os telhados das casas do Condado de Yazoo, onde o governador Haley Barbour descreveu "obliteração total" entre as pitorescas colinas do delta do Mississippi. As trovoadas também atravessaram o norte do Alabama, Georgia e outros Estados na manhã deste domingo, arrancando árvores e causando chuvas de granizo.
Os meteorologistas disseram ser muito cedo para determinar se o estrago foi causado por um único tornado duradouro ou múltiplos tornados mais curtos.
Fortes tempestades de primavera e tornados mataram cinco pessoas no Condado de Choctaw, incluindo três crianças de 3 meses, 9 anos e 14 anos; quatro no Condado de Yazoo e outra no Condado de Holmes, disse Jeff Rent, porta-voz da Agência de Gestão de Emergências do Mississippi.
As autoridades temem que o número de vítimas aumente, a medida que as equipes de resgate conseguem chegar às regiões mais isoladas do Mississippi.
O governador do Mississippi, Haley Barbour, declarou estado de emergência em 17 Condados devastados por tempestades e tornados e pediu à Guarda Nacional que ajude os funcionários locais a responderem à situação.
Também foram enviados à área afetada funcionários da Cruz Vermelha americana.
"Os efeitos destas tempestades deixaram muitos moradores de Mississippi com seus negócios destruídos e sem casa", disse Barbour em um comunicado.
As severas condições climáticas deram origem aos tornados, que danificaram construções, derrubaram árvores e postes de eletricidade.
O serviço nacional meteorológico advertiu que fortes tornados estão em formação em Estados vizinhos.
O tornado que varreu Yazoo, onde estava o governador Barbour quando caiu a tempestade, tinha cerca de 1,6 km de diâmetro e ventos de 241 km/hora, segundo meteorologistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário