Utilitário esportivo francês chega ainda este ano
por Luiz Humberto Monteiro Pereira
do Motor Dream
Durante o evento de apresentacao do cupê esportivo RCZ na cidade espanhola de Elciego, o diretor de comunicação da Peugeot, Marc Boucuq, confirmou que o crossover 3008 chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre desse ano. Produzido na planta francesa de Sochaux, o modelo importado será um dos destaques do estande da marca francesa no Salão Internacional do Automovel de Sao Paulo, em outubro.
Na Europa, o 3008 tem quatro opções de motor, sendo duas a gasolina – 1.6 THP de 156 cv, e 1.6 VTI de 120 cv – e duas a diesel – 1.6 HDI de 112 cv, e 2.0 HDI de 150 cv. No Brasil, a intenção da Peugeot é que o SUV brigue diretamente com o Volkswagen Tiguan. Outros futuros concorrentes são o Nissan Qashqai e o Ford Kuga – caso sejam confirmados para o mercado nacional.
Crossover combina conforto de uma minivan com desempenho de um SUV
Muito já se falou sobre o Peugeot 3008. Mas só em um teste de longa duração para entender melhor o crossover da marca francesa. O carro foi testado em diversos trechos e por algumas dezenas de quilômetros e mostrou seus pontos fortes e fracos. E a conclusão é que o novo 3008 foi construído com inteligência, adaptado às necessidades do condutor moderno.
O motor 2.0 HDi de 150 cv totalmente renovado prova ser um aliado perfeito do Grip Control e empresta força suficiente para mover o 3008 em baixas rotações, com o turbo respondendo de forma eficiente em giros reduzidos. Calmo e sóbrio – destaque para a média de consumo de 15 km/l – o propulsor se encaixa de forma perfeita com o novo Peugeot 3008.
Tecnologia
O crossover da Peugeot oferece um interior de excelente qualidade e equipamentos interessantes como Head up display – sistema que projeta informações do quadro de instrumentos no para-brisa. O display informa sobre o regulador/limitador de velocidade e também o sistema que alerta quanto à distância para o veículo à frente.
O habitáculo é muito bem construído, com um design contemporâneo e agradável ao toque, além de ser bem organizado. Já o nível de acabamento é quase perfeito em todas as partes. Há espaço suficiente para cinco ocupantes, especialmente em altura e comprimento. A presença de um freio de estacionamento eletrônico possibilitou um porta-luvas espaçoso.
Condução
O 3008 confirmou as expectativas no início do teste. A posição de dirigir elevada dá uma agradável sensação de segurança. No comportamento dinâmico reforça essa sensação, graças aos dispositivos eletrônicos muito bem calibrados. Mas o Control Grip funciona melhor quando decide-se pisar fundo. Seja em cascalho, lama ou asfalto, o modelo reage bem. As rodas até deslizam quando se exagera na aceleração, mas em nenhum momento o carro sai da trajetória.
Peugeot 3008 - Dados técnicos
Motor: 2.0 HDi FAP
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência máxima: 150 cv a 3.750 rpm
Torque máximo: 34 kgfm a 2 mil rpm
Aceleração zero a 100 km/h: 9,7 s
Motor: 2.0 HDi FAP
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência máxima: 150 cv a 3.750 rpm
Torque máximo: 34 kgfm a 2 mil rpm
Aceleração zero a 100 km/h: 9,7 s
Nenhum comentário:
Postar um comentário