Geddel defende mudanças na segurança pública da Bahia



Pré-candidato do PMDB ao governo, o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, garantiu ontem que a vitória do seu partido nas eleições de outubro vai resultar numa completa reestruturação do sistema de segurança pública do estado, com o comando do setor entregue a um coronel da Polícia Militar ou a um delegado da Polícia Civil. Em entrevista ao programa Jornal Bahia no Ar, da Metrópole FM, ele apontou o fato da atual estrutura de segurança estar sob o comando da Polícia Federal, como um dos fatores para a ineficiência do combate ao crime e à violência no estado.
“Porque não um coronel qualificado ou um grande delegado da Polícia Civil ser o secretário de Segurança Pública? Eles conhecem mais do que ninguém a realidade de segurança pública na Bahia”, disse. A segurança pública foi o setor apresentado pelo ex-ministro como uma das prioridades do programa que o PMDB está elaborando para ser apresentado ao eleitorado baiano. Ele citou números apresentados pela própria Secretaria de Segurança Pública, como o aumento dos homicídios no Estado.
“Não dá para se falar em segurança pública com uma polícia desmotivada”, avaliou o ex-ministro, que disse estar estudando com a sua equipe técnica a proposta da construção de vilas militares, para evitar uma realidade frequente nas grandes cidades, em que policiais são obrigados a morar vizinho a bandidos.
Uma das sugestões definidas para o programa de governo peemedebista é a criação de unidades especiais que se localizarão nos pontos de saída do estado e da capital, como um “cinturão de segurança”, com homens da Polícia Civil, PM, Detran e agentes fazendários. “Na hora que você fecha as fronteiras dificulta a entrada e a fuga dos bandidos e facilita a polícia agir”, explicou o ex-ministro.
A saúde e a educação foram outros segmentos apresentados como prioridade para o programa de governo, pelo pré-candidato do PMDB. Em relação ao primeiro setor, ele antecipou a criação da carreira de médico na estrutura administrativa, como o incentivo para solucionar a falta de médicos nos municípios do interior, e sobre a educação, o principal esforço será na implantação da pré-escola e a extensão do ensino profissionalizante. Hoje o entrevistado será o governador Jaques Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB