
Agora só depende dos clubes e da Liga do Nordeste. Em entrevista exclusiva ao site Justicadesportiva.com.br, o Diretor de Competições, Virgílio Elísio, confirmou o aval da entidade para que a Copa do Nordeste possa voltar a ser realizada, mas disse que todos os detalhes da disputa serão definidos pelos clubes participantes, já que as condições da CBF já lhes foram expostas. A expectativa é de que a competição comece no dia 9 de junho.
Acompanhe o site Justicadesportiva.com.br também pelo Twitter
“Nossa parte já foi feita, que foi dar o ‘ok’. Houve um acordo judicial e nele concordamos com a realização da Copa do Nordeste. Sinalizamos com algumas condições e elas foram aceitas. Daqui para frente cabe à organização da competição verificar os outros detalhes”, disse Virgílio Elísio, que ainda sobre tais condições levantadas.
“Basicamente condicionamos a disputa às datas que temos no calendário em função das demais competições da CBF. Vimos as datas disponíveis e ressaltamos que não poderia haver coincidência com as demais disputas”, disse o diretor, lembrando do Campeonato Brasileiro.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), órgão responsável pelas questões jurídicas das competições da CBF, será o responsável pelos julgamentos. “Sim, o STJD julgará os casos referentes ao campeonato. Isso já está definido”, conclui Elísio. Por e-mail, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, contou que não há qualquer novo esquema para absorver novas denúncias referentes à Copa do Nordeste. “Não há nenhum esquema, mesmo porque sequer fomos informados desta competição”.
A Liga do Nordeste se encarregará de custear as despesas com passagens e hospedagens, e cada clube receberá auxílio de R$ 5.500. A arbitragem ficará a cargo da Comissão Nacional de Árbitros da CBF, que irá utilizar somente os árbitros das federações que integram o quadro nacional.
De acordo com o site da Liga, Bahia, Vitória e Fluminense serão os representantes baianos; Ceará e Fortaleza são os times cearenses; Sport, Náutico e Santa Cruz os de pernambucanos; Sergipe e Confiança defenderão as cores dr Sergipe; CRB e CSA as de Alagoas; América e ABC jogarão pelo Rio Grande do Norte; e Botafogo e Treze pela Paraíba.
A competição, apesar de autorizada, ainda corre o risco de ser uma grande decepção, já que alguns clubes cogitam não participar e outros podem enviar apenas equipes de base para a disputa, já que podem priorizar o Campeonato Brasileiro, seja da Série A ou B. E há também rodadas realizadas em datas “inconvenientes”, como no dia 11 de junho, data da final da Copa do Mundo da África do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário