Geddel: Governar é enfrentar desafios e produzir resultados


Ascom

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, disse nesta segunda-feira (15), em seu comentário semanal a rádios baianas, que o gestor público não pode fugir do fato de que “fazer um bom governo é ter coragem de enfrentar desafios e determinação de realizar e produzir resultados”. Ele citou o exemplo do projeto de transposição de águas do rio São Francisco, uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no país.

Geddel disse que foi para enfrentar o desafio de tocar o projeto da transposição que o presidente Lula o convidou para o Ministério da Integração Nacional, em março de 2007. Ele afirmou que dois meses depois de assumir o cargo, o projeto começou a sair do papel e hoje, passados três anos, já foi concluída quase a metade das obras de engenharia.
O ministro lembrou que a transposição de águas do São Francisco é um projeto polêmico e admitiu que antes de conhecer melhor, ele mesmo tinha dúvidas sobre a estratégia: “Tive que vencer, primeiro, o meu próprio preconceito para poder enfrentar outro desafio tão grande quanto a obra em si, que era o de traduzir o projeto para a população”.
Vieira Lima disse que esse desafio da comunicação foi vencido através do debate público, de vários fóruns de discussões, “muitas vezes acaloradas”, envolvendo os setores técnicos, as populações ribeirinhas, organizações não governamentais, igrejas, associações e a sociedade civil de modo geral. Tudo isso, lembrou o ministro, “enfrentando protestos e até uma greve de fome contra o projeto, feito pelo bispo de Barra, dom Luís Cappio, além da interrupção da obra pelo Ministério Público por razões meramente burocráticas”.
O ministro da Integração Nacional chamou atenção para o caráter de sustentabilidade que marca o projeto de transposição, na medida em que a obra é realizada em paralelo com o projeto de revitalização do rio São Francisco, que desenvolve 36 projetos socioambientais na área da obra, entre as quais a criação de parques e reservas, a preservação de fauna e flora, bem como o replantio de matas na área de influência do projeto. Ele destacou como um dos aspectos mais importantes do trabalho de revitalização do rio a realização de obras de saneamento básico em 190 municípios dos cinco estados banhados pelo São Francisco, entre os quais 50 municípios baianos.
Geddel afirmou que essa é uma obra tão importante para o país que o Ministério da Integração Nacional pediu para que fosse instalado no gabinete do presidente Lula, no Palácio do Planalto, um painel com os dados atualizados do andamento da obra, os gastos realizados, bem como o número de trabalhadores e equipamentos envolvidos em cada etapa do projeto.
O ministro finalizou dizendo acreditar que “todos querem para a Bahia uma gestão pública ágil e realizadora, que trabalhe e tire projetos do papel, que execute as coisas dentro do prazo e resolva os problemas da Bahia e dos baianos, que quase sempre são demandas urgentes e não podem ficar um, dois, três, quatro anos para serem resolvidas justamente no ano da eleição”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB