Notícias - Sala de Imprensa
Mais de trezentos proprietários de terras localizadas ao longo das margens do Lago da Barragem da Pedra já foram cadastrados pelo Projeto de Cadastramento da Área de Preservação Permanente [APP] do Reservatório da Usina Hidro Elétrica da Pedra. O trabalho é uma iniciativa da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – executado pelo Governo do Estado da Bahia e envolve a Prefeitura Municipal de Jequié, com o objetivo de obter dados sobre a situação atual da área, o que vai auxiliar e orientar as futuras ações voltadas para a preservação de toda a bacia Rio de Contas.
Já foram ouvidos produtores dos municípios de Jequié, Iramaia, Barra da Estiva, Manoel Vitorino e Maracás. Eles transmitem informações sobre a situação das famílias, caracterizando o número de moradores, sexo, idade e escolaridade; situação do abastecimento de água, esgotamento sanitário e disposição do lixo. Os pesquisadores querem saber também sobre o cadastro físico dos limites, edificações e instalações das propriedades na faixa da APP, situação da documentação e da reserva legal, além do cadastro ambiental, usos das terras, de agrotóxicos, erosão, riscos ambientais.
A partir dos dados levantados, será elaborado um programa para preservação da Área de Preservação Ambiental do Reservatório da Pedra. Mas, durante o cadastramento, os técnicos vêm aproveitando as reuniões com as comunidades e o contato direto com os produtores para o desenvolvimento de um trabalho de educação ambiental, transmitindo informações sobre direitos e deveres de cada um em relação à APP.
De acordo com Amine Fernandes, uma das coordenadoras do projeto, os produtores têm sido receptivos e contribuindo muito, não somente com o preenchimento do cadastro como também, com informações sobre a situação de áreas que margeiam o lago. Segundo Amine, as pessoas têm consciência da importância da preservação do Lago da Pedra, até porque o reservatório representa a maior riqueza para quem dele precisa para sobreviver.
O Projeto de Cadastramento da Área de Preservação Permanente do Reservatório da Usina Hidro Elétrica da Pedra é um diagnóstico piloto desenvolvido pela CHESF nas regiões onde a empresa está presente. A ideia é preservar as margens dos rios, barragens, lagoas, nascentes, biodiversidade, a fertilidade do solo, evitar erosão.
Em Jequié, o projeto é coordenado por Ana Lúcia Borges de Carvalho e Amine Fernandes, com a participação dos seguintes técnicos: Ivonildo Miranda, Paulo Galvão, Paulo Miranda, Hélio Meira, Nilvan P. Dias e Juracy Santos.
O técnico da secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente do Município de Jequié, Ivonildo Miranda, acompanha o projeto com entusiasmo, pois informações obtidas junto aos produtores vão permitir, também, a criação de um importante banco de dados para o Município.

Nenhum comentário:
Postar um comentário