Volkswagen apresenta a picape Amarok



Veículo fabricado na Argentina chega ao Brasil somente em abril.
Modelo foi desenvolvido para tirar mercado da Toyota Hilux.

Milene Rios
Do G1, em Bariloche - a jornalista viajou a convite da Volkswagen

Finalmente a Amarok saiu do forno. Fabricada na Argentina, a picape que marca a estreia da Volkswagen no segmento de picapes médias foi apresentada nesta sexta-feira (5), cerca de dois meses antes de chegar oficialmente às lojas.
Para evitar uma reação da concorrência, o preço vai ser divulgado somente próximo a abril, mas se especula que fique entre R$ 90 mil e R$ 100 mil.

De acordo com a fabricante o valor será baseado no praticado pelos concorrentes, principalmente no da Toyota Hilux, o verdadeiro alvo da Amarok. Pela frente, a picape também encontra a Mitsubishi L200 e a Nissan Frontier.

 modelo, que nasceu para o mercado brasileiro e passou pelas mãos dos alemães, traz sob o capô o motor 2.0 TDI a diesel com dois turbocompressores que geram 163 cv de potência e 40,1 kgfm de torque, acoplado a um cambio manual de seis marchas.
Para o off-road, a picape conta com tração nas quatro rodas, com bloqueio de diferencial e reduzida, controle de estabilidade (ESP), sistema de partida em declive a aclive e sistema off-road (que aumenta a distancia de frenagem em 20%). Por enquanto, essa configuração, com cabine dupla, anunciada pela marca como topo de linha, será a única disponível no país.

O visual não é muito diferente do visto no protótipo SAR, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2008, e traz a nova identidade mundial da Volkswagen, com faróis dianteiros retangulares, semelhantes ao visto no Fox atual. Na traseira, os faróis são retangulares e bem alongados e a tampa da caçamba traz o logotipo da VW em destaque. No Brasil, estarão disponíveis rodas de liga leve de 18 e 19 polegadas.

No interior, os destaques são o acabamento interno, que na versão brasileira incluem revestimento em couro – das portas e dos assentos -, rádio MP3 player com tela sensível ao toque e ar-condicionado digital com regulagem independente para motorista e passageiro. O volante é o mesmo do Passat CC e o painel também é herdado da família, e mais próximo do que equipa o Gol, com uma tela digital entre o conta-giros e velocímetro. Completam o pacote de série os freios ABS, duplo airbag, controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro e trio elétrico.



De acordo com a Volkswagen, aos poucos, a picape virá em novas versões. No ano que vem, chega a cabine simples e, em seguida, devem ser lançados o câmbio automático e as novas opções de motorização: uma flex e outra a gasolina. A resposta da Hilux é a estreia do propulsor bicombustível que deve chegar até o final do ano e será a última cartada da Toyota para se defender da nova rival, já que a picape da marca japonsa possui todas as versões acima.

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