O gráfico abaixo, da Silicon Alley Insider, compara o dinheiro que as maiores empresas de tecnologia atuais, Apple, Google, Intel e Microsoft, têm guardado debaixo do colchão. Há 10 anos a Apple mal tinha uma décima parte em caixa e valia ainda menos na bolsa, um par de detalhes pelos quais o irascível Steve Jobs foi nomeado CEO do ano.
Grande parte deste dinheiro será utilizado como munição para as frentes já ativas ou que estão por chegar entre elas: Apple e Google que, depois de alguns anos de amizade, agora competem em vários campos de batalha: celulares, sistemas operacionais... ou o caso da Microsoft e Google (buscas, sistemas operacionais), ou a possível futura briga entre Apple e Intel e outros fabricantes de microprocessadores para dispositivos móveis.
Todas contra todas, desde os humildes 19 bilhões de dólares da Intel até os 40 bilhões da Apple e Microsoft passando pelos 25 bilhões da Google. Isto é dinheiro em caixa e investimentos, o valor em carteira vai por outro lado e multiplica estas cifras: 180 bilhões Apple, 171 bilhões Google, 109 bilhões Intel e os absurdos 254 bilhões da Microsoft.
Não é necessário raciocinar muito para chegar a conclusão que qualquer delas tem mais dinheiro que um bom número de países do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário