Novo traçado da Ferrovia Oeste-Leste


O traçado definitivo da Ferrovia Oeste-Leste, que vai ligar Ilhéus, no Sul da Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins, foi apresentado no dia 2 de junho, ao governador Jaques Wagner pelo presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves. A ferrovia vai percorrer 1,5 mil quilômetros, atravessando 32 municípios baianos distribuídos por 1,1 mil quilômetros. 03/06/2009 - Agência de Comunicação da Bahia - 1:38

Visualize o traçado das Ferrovias.


Clique aqui para download do arquivo.

(para visualizar o arquivo é necessário ter o Google Earth instalado em seu computador)




VALEC

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.490km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$6 bilhões até 2012.

A ferrovia ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.
Gicult
A Ferrovia Oeste/Leste, que também passará em Jequié, já começou a ser objeto de discussão em algumas cidades de seu trajeto. Na última quinta-feira à noite, por exemplo, aconteceu uma audiência pública no município de Brumado, com a participação de mais de 500 pessoas, e também dos representantes da VALEC (empresa pública responsável pela construção da obra), do IMA (órgão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado, prefeitos e vereadores da região. Compondo a mesa do evento, o deputado estadual Valdenor Pereira (PT) disse que a ferrovia será um importante elemento de integração do Estado da Bahia, já que as regiões Sudoeste, Serra Geral da Bahia, Médio São Francisco e Oeste se consideravam apartadas do Estado, diante de um modelo de desenvolvimento adotado pelos governos anteriores que privilegiava a região metropolitana de Salvador.



Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus.

Aconteceu sábado, 27, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, uma audiência pública, a partir das 19 horas, com a finalidade de se debater a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que vai ligar o sul do estado de Tocantins ao município de Ilhéus, na Bahia. A audiência está sob a responsabilidade da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, juntamente com o Ibama e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ilhéus (COMDEMA), e contou com as presenças do prefeito Newton Lima, senadores, deputados federais e estaduais, além de secretários e vereadores.

É através de audiências públicas que o Governo Federal vem divulgando a implantação da ferrovia, com todas as providências que estão sendo adotadas, principalmente os aspectos relacionados com o meio-ambiente, uma das maiores preocupações dos técnicos. A expectativa é que a construção da ferrovia tenha início ainda neste primeiro semestre de 2010, integrando-se ao Projeto Intermodal que ainda conta com a implantação de Porto Sul e de um aeroporto internacional, ambos também dentro do território ilheense, na zona norte da cidade.

CONDEMA – Além de participar da audiência sobre a ferrovia, o Condema realizou no dia anterior, sexta-feira, 26, mais duas reuniões. A primeira aconteceu às 14 horas, no auditório da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), para se discutir o licenciamento solicitado pela empresa Mirabela Mineração do Brasil Ltda., que pretende iniciar, ainda este ano, a exportação de níquel pelo Porto Internacional de Ilhéus; e a segunda, foi realizada no auditório da Fundação Cultural, às 20h30min, com o Conselho Gestor da APA da Lagoa Encantada, com a finalidade de analisar o licenciamento para implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) .

 Dep. Estadual Waldenor Pereira





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB