Lula diz que situação no Haiti é pior do que imaginava


Folhapress

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, durante visita ao Haiti, que a situação no país caribenho, devastado por um terremoto no último dia 12 de janeiro, "é mais grave do que imaginava".

As declarações foram feitas depois de Lula, acompanhado pelo presidente haitiano, René Préval, e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ter sobrevoado os bairros afetados da capital Porto Príncipe.

Lula disse que o Brasil "já tem feito uma política de solidariedade muito forte" para com o país caribenho, mas que irá fazer "muito mais". "Depois de ver com meus próprios olhos o que está acontecendo, iremos fazer muito mais. As coisas no Haiti são mais graves do que a gente imaginava", disse.

Durante a visita, o presidente ainda sugeriu que os credores internacionais perdoem toda a dívida externa do país, que segundo ele, chega a US$ 1,3 bilhão. "Eu disse ao presidente Préval que agora precisamos fazer uma gestão junto a todos os credores do Haiti, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional", disse o presidente brasileiro durante visita à base militar brasileira em Porto Príncipe.

"O Haiti tem um dívida de US$ 1,3 bilhão e é preciso agora que o mundo dê demonstração de que quer ajudar de verdade, anistiando essa dívida", disse.

Ainda de acordo com o presidente brasileiro, o perdão da dívida não vai resolver a necessidade "imediata" do país, mas vai "permitir que o Haiti seja credenciado para restabelecer linhas de crédito"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo hoje é

Distrito de Barra Avenida

Distrito de Barra Avenida
Nucleo CIPAM/UESB