Jequié vem se destacando como um dos municípios que mais investem em moradia popular na Bahia. Em dezembro de 2009, foram entregues 506 casas no Loteamento Jardim Tropical. Famílias de baixo poder aquisitivo realizaram o sonho da casa própria, resultado de um arrojado projeto de habitação, executado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Caixa Econômica Federal [CEF]. Ainda no ano passado, foi iniciada a construção de 199 casas no Loteamento Jardim Eldorado [Jequiezinho] que devem ficar concluídas no próximo mês de março. Encontra-se em fase de construção um novo conjunto habitacional com 32 apartamentos no Jequiezinho. Dois novos prédios vêm sendo construídos pela Caixa Econômica ao lado do Edifício Almerinda Lomanto, onde foram entregues, em dezembro do ano passado, 32 apartamentos.
Os investimentos não param. Em janeiro de 2010, começaram a ser construídos 340 apartamentos no Mandacaru e 500 casas em um terreno entre a Cidade Nova e o Curral Novo. O engenheiro Frederico Bonati, da empresa KUBO Engenharia, responsável pela construção das 340 unidades no Mandacaru, informou ao prefeito Luiz Amaral que a Superintendência Regional da CEF está analisando um novo projeto que prevê a construção de outras 500 casas também no Mandacarú.
Prefeito Luiz Amaral ,Secretário de Infraestrutura José Augusto Aguiar,Vereador Roberto Pinna e o Representante da Construtora.
“Moradia é prioridade em Jequié”
Com esse projeto de habitação, o Município de Jequié oferece moradia digna a milhares de famílias, aquece a economia local e cria grande número de novos empregos. “Moradia é prioridade em Jequié”, afirmou o prefeito Luiz Amaral, durante visita ao Loteamento Mandacaru II, onde foi recebido pelo engenheiro Frederico Bonati. O secretário municipal de Infraestrutura, José Augusto Aguiar [Gutinha], qur também participou da visita, lembrou que o prefeito sempre enfrentou a questão da moradia com muita seriedade. “Quando Luiz Amaral administrou a Prefeitura pela primeira vez, o Município fez importantes investimentos em moradia”, destacou. Naquela época, surgiram os mutirões do Curral Novo, Brasil Novo e São Judas Tadeu, entre outras habitações populares.
Para investir em moradia da forma como Jequié vem fazendo, a Prefeitura executou muitas ações preparatórias, conforme explicou o diretor de Habitação, Evaldo Almeida, o Badula. “Para atrair investimentos foram precisos meses de atividades com levantamentos, cadastros e elaboração de projetos. Graças a esse trabalho é possível fazer essa verdadeira revolução na área de moradia popular em Jequié, com a construção de mais de 1.500 unidades habitacionais, devendo esse número ser ainda maior porque preparamos a cidade para que isso acontecesse”, revelou.
A parceria da Prefeitura de Jequié com o Governo Federal para garantir verbas do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC -, principalmente para o projeto Minha Casa, Minha Vida, é apontada pelo prefeito Luiz Amaral como uma das mais importantes atividades da administração municipal. “A Prefeitura participa de todos os programas sociais do Governo Federal. Firmamos uma parceria sólida para garantirmos a execução de todas as boas iniciativas do governo do presidente Lula, que muito tem feito por Jequié”, declarou.
Entre as parcerias da Prefeitura de Jequié com o Governo Federal destaque para a construção do IFBA - Campus de Jequié, em fase de conclusão na Cidade Nova; reurbanização da Pedreira, cujo projeto já foi aprovado; projeto de Irrigação Jequié/Maracás, além da presença com a construção de um viaduto no Trevo do Poliduto; construção da Ferrovia Oeste-Leste, que passará por Jequié, entre outras obras.
Fotos do Conjunto Habitacional Mandacaru II, durante a visita do prefeito Luiz Amaral, na semana passada. São 340 unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário