Cada país tem o governante que merece.Com a Venezuela não foi diferente.O país está navegando a deriva,com um governante que basta espirar nuda tudo a bel prazer , segundo seus loucos interesses.Onde já se viu um situação onde se tem dois níveis de cambio.Isso não vai dar certo.E quem sofre sempre é o povo .Economicamente, a venezuelana tem crescido a taxas recordes, seu PIB cresceu e a inflação, recuou. Entretanto, 37,9% da população venezuelana ainda vive abaixo da linha de pobreza e ainda há má distribuição de renda.
Chávez desvaloriza bolívar e cria dupla taxa de câmbio
Bolívar passará de 2,15 por dólar a 2,60 para setores prioritários.
Segundo o presidente, saúde e alimentos estarão sujeitos ao câmbio.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira a desvalorização do bolívar, que passará de 2,15 por dólar a 2,60 para setores prioritários, como saúde e alimentação, mas será cotado a 4,30 bolívares para artigos não considerados de primeira necessidade.
"Decidimos elevar a taxa de câmbio de 2,15 para 2,60 bolívares por dólar a partir deste momento (...) e haverá um segundo nível, de 4,30 bolívares por dólar", revelou Chávez em um pronunciamento à Nação.
Segundo o presidente, saúde, alimentos, máquinas, livros, artigos tecnológicos e todas as importações do setor público, além das remessas, estarão sujeitos ao câmbio de 2,60 bolívares por dólar.
Já artigos como automóveis, telecomunicações, fumo, bebidas, produtos químicos, petroquímicos e eletrônicos terão uma taxa de câmbio de 4,30 bolívares por dólar.
Na Venezuela, desde 2005 o dólar era cotado ao câmbio oficial de 2,15 bolívares, apesar da moeda americana ter disparado no paralelo há meses.
Leia mais notícias de Economia e Negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário