25/12/09 - 07h00 - Atualizado em 25/12/09 - 07h00
Com R$ 4 bilhões em caixa, Ford prepara megaplano de lançamentos
‘Temos plano bem desenvolvido de lançamentos’, diz Marcos de Oliveira.
Presidente da Ford do Brasil concedeu entrevista exclusiva ao G1.
Priscila Dal Poggetto
Crescer acima de 14% enquanto o mercado cresce 8,5%, receber da matriz dinheiro para investir e ter a certeza de lucro em 2010. Seria possível contar nos dedos os executivos brasileiros com essa otimista realidade. Marcos de Oliveira, presidente da Ford do Brasil e Mercosul, é um deles. Ele tem em mãos hoje R$ 4 bilhões para investir em cinco anos no país - o maior volume de recursos desde a fundação da montadora no Brasil, há 90 anos - em um extenso cronograma de lançamentos de modelos para o mercado nacional.
A entrevista com Marcos de Oliveira é a quarta da série especial do G1 com presidentes de montadoras no Brasil. Assista a trecho da entrevista no vídeo ao lado.
O plano da Ford para o Brasil se justifica. Enquanto os principais mercados globais da Ford ainda patinam em decorrência dos efeitos da crise, Oliveira acredita que o mercado brasileiro de veículos irá crescer entre 6% e 7% nos próximos 12 meses sobre 2009, que já foi um ano recorde. Por isso, Oliveira mantém em segredo o que a Ford prepara, mas assegura ao consumidor brasileiro — de forma discreta, para não despertar a concorrência — que há um planejamento agressivo de “lançamentos importantes” até 2013. “Este ciclo de investimento e esses novos lançamentos entre 2010 e 2013 serão em todos os segmentos nos quais operamos”, disse o executivo ao G1.
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Neste ano, as vendas da Ford surpreenderam até os diretores mais otimistas da montadora - 14% até novembro, contra 8,5% do mercado geral de veículos no país. Isso garantiu expansão de meio ponto percentual de participação de mercado neste ano, para 9,7%. Parece pouco, mas não é. Trata-se de aumentar a fatia em um dos mais concorridos segmentos no Brasil, onde cada cliente tem sido cada vez mais disputado. Por isso, Oliveira acredita que trazer produtos que seduzam o consumidor será peça-chave na estratégia de conquistar clientes. “Essa é uma indústria em que o desejo pelo produto é muito importante”, ressalta.
Sobre os desafios futuros, o presidente da Ford do Brasil aborda a chegada das montadoras chinesas ao Brasil e a polêmica sobre uma possível liberação da comercialização de carros a diesel no país.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista
Ford Focus 1.6 Flex marca início de nova geração de motores da marca (Foto: Divulgação)
G1 — O ano de 2009 encerrou com uma excelente notícia para a Ford do Brasil, que foi o investimento de R$ 4 bilhões para os próximos anos. Como o senhor enxerga esse novo cenário de investimentos e o que a Ford pretende fazer com esse dinheiro, entre lançamentos, vendas e produção?
Marcos de Oliveira — Esse investimento no Brasil, com concentração de aproximadamente 70% no nordeste brasileiro, é muito focado no desenvolvimento de novos produtos, ampliação da capacidade produtiva, melhoria dos processos produtivos e, finalmente, na engenharia de produtos. Hoje a engenharia automobilística brasileira da Ford tem a responsabilidade de desenvolver produtos não só para a América Latina, que é o que temos feito nos últimos anos, mas também para outros mercados do mundo. Essas iniciativas estão sendo coroadas com esse investimento de R$ 4 bilhões, que é o maior investimento que a Ford faz em 90 anos de operação no Brasil.
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G1 — Para a matriz, diante de tudo o que ela passou neste ano, o que representa o Brasil com um investimento deste tamanho, um mercado deste tamanho?
Marcos de Oliveira — A imagem do Brasil mudou muito na percepção dos investidores internacionais, inclusive da Ford. Eu me lembro que há dois ou três anos quando nós falávamos de um novo ciclo de investimento no país sempre existia um interesse muito grande por parte da Ford, mas sempre com uma pergunta de como seria a sustentabilidade dos resultados financeiros da operação em médio e longo prazo, em função da estabilidade e do crescimento econômico do Brasil. Sempre tinha a preocupação de ter capacidade para recuperar o investimento. Mas hoje a confiança no Brasil é muito grande.
G1 — Para 2010, qual é a expectativa da Ford?
Marcos de Oliveira — É positiva, nós acreditamos em crescimento de vendas no mercado brasileiro entre 6% e 7% comparado ao ano de 2009, o que é muito positivo, porque foi um ano que cresceu 10%.
G1 — É uma projeção de crescimento forte, porque é uma base alta.
Marcos de Oliveira — Realmente, é forte. Isso é muito positivo e dá a tranquilidade a esses investimentos que estão sendo feitos e os novos lançamentos como, por exemplo, a motorização flex para o novo Ford Focus, é algo que vai ter resultado positivo bastante importante.
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