Salvador - Salvador inicia a semana com mais um avanço no sistema de saúdepública. O prefeito João Henrique lançou o Cartão Municipal de Saúde Vida, na manhã desta segunda-feira (17), em solenidade que reuniu moradores do subúrbio e gestores públicos na Escola Municipal Professora Olga Mettig, no Conjunto Lagoa da Paixão, em Fazenda Coutos. O Vida é um cartão digital que contém dados pessoais e biométricos dos usuários, cujo objetivo é unificar e centralizar informações no atendimento ao cidadão nas unidades municipais de saúde.
O projeto vai possibilitar o gerenciamento integrado das ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), facilitando o planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município, constituindo um sistema integrado de saúde, através da digitação de dados e interligação das ações, diretrizes e funcionamento de toda a rede de saúde. Para tanto, o sistema é construído em dez módulos operacionais que interligam desde o cadastramento do cidadão até as áreas técnicas da SMS.
“É mais uma criação de uma Prefeitura que, apesar de ter uma das menores arrecadações do país, está trabalhando para melhorar a vida dos mais humildes”, destacou João Henrique, considerando que o sistema, por consistir em um banco de dados com informações sobre os usuários e as ações da SMS, apresenta vantagens com relação aos planos de saúde privados, uma vez que estes não oferecem as devidas informações digitalizadas.
O prefeito destacou ainda que os benefícios propostos pelo sistema são inúmeros, como redução das filas, controle sobre o fluxo de medicamentos, agendamento de consultas, controle das unidades de emergência nos postos de saúde e acesso a informações relativas ao histórico de vacinações e até mesmo a busca dos resultados de exames laboratoriais pela internet, evitando o deslocamento dos cidadãos. “Quando a gente trouxe o Samu-192 demos mais dignidade, respeito e qualidade ao tratamento de saúde para os munícipes; agora com o cartão Vida estamos dando continuidade ao trabalho de qualificação”.
O Cartão Municipal de Saúde tem a mesma numeração do Cartão Nacional de Saúde, sendo ambos válidos e aceitos em todo o território nacional. O documento pode ser adquirido em qualquer posto de saúde. É preciso apresentar RG, comprovante de residência e certidão de nascimento para menores de 16 anos.
Investimento e módulos - A Prefeitura investiu R$ 5 milhões no projeto, que é uma iniciativa inédita no país na área de saúde pública. “Os programas e módulos garantem o ineditismo e pioneirismo do projeto em um grande município brasileiro, como o nosso”, pontuou o secretário da Saúde, José Carlos Brito. Representando os cidadãos soteropolitanos, o presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Lagoa da Paixão, Roberto Rodrigues, destacou sua gratidão pelas ações do prefeito João Henrique na região e a importância do novo serviço de saúde. “Esse cartão vai trazer muitas facilidades, como a redução das filas nos postos de saúde; Salvador tem uma população muito grande, e já agora podemos contar com a internet para realizar marcação de consultas”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário